EDITORIAL

história e método da recepção filosófica da psicanálise - volume II

Palavras-chave: Filosofia. Eleuthería. Editorial.

Resumo

Editorial do volume 06, número especial, ano 2021, da Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caio Padovan, Université Paul Valéry Montpellier 3 / Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutor em Psicopatologia e psicanálise pela Université Paris Diderot, Paris 7 (2018). Mestre em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Psicólogo e bacharel em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (2010), desenvolveu estudos junto ao departamento de Filosofia e ao Departamento de Letras desta mesma Instituição entre 2006 e 2010. Colabora atualmente com o departamento de psicologia da Université Paul Valéry Montpellier 3 e é pesquisador associado no Centre de recherche Psychanalyse, médecine et société. Possui interesse pelos seguintes temas: História e filosofia da psicanálise, da psiquiatria e das ciências humanas. Foi presidente da Associação de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros na França (APEB-FR) entre 2014 e 2017.

Weiny César Freitas Pinto, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor do curso de Filosofia da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Possui graduação, especialização, mestrado e doutorado em Filosofia. Atua nas áreas de História da Filosofia moderna e contemporânea, especialmente tradição francesa, com ênfase nos temas subjetividade e epistemologia das ciências humanas, especialmente, epistemologia da psicanálise. No momento, desenvolve pesquisa em duas frentes de investigação: 1) História da Filosofia da Psicanálise: sobre a recepção filosófica da psicanálise pelas tradições francesa, alemã, anglo-saxã e brasileira; 2) Estudos de Filosofia Ricoeuriana, análise da obra filosófica de Paul Ricoeur (1913-2005). Coordena o Grupo de Pesquisa Subjetividade, Filosofia e Psicanálise (UFMS) e compõe o GT Filosofia e Psicanálise da ANPOF (Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia), o Grupo de Pesquisa em Filosofia e Psicanálise da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), e o LABBEFIR (Laboratório Brasileiro de Estudos de Filosofia Ricoeuriana). Em 2014/2015 realizou estágio de doutorado em Paris-França, na EHESS - École des Hautes Études en Siences Sociales, e foi pesquisador associado ao Fonds Ricoeur, centro internacional de pesquisa do pensamento ricoeuriano.

Richard Theisen Simanke, Universidade Federal de Juiz de Fora

Formado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Filosofia e Metodologia das Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (1992) e Doutor em Filosofia pela USP (1997). Professor da Universidade Federal de São Carlos entre 1994 e 2012. Atualmente, é Professor Titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Autor, entre outros trabalhos, de ENTRE O CORPO E A CONSCIÊNCIA: ENSAIOS DE INTERPRETAÇÃO DA METAPSICOLOGIA FREUDIANA (em co-autoria com Fátima Caropreso; EDUFSCar, 2011), A FORMAÇÃO DA TEORIA FREUDIANA DAS PSICOSES (Ed. 34, 1994; 2.ed. Edições Loyola, 2009), METAPSICOLOGIA LACANIANA: OS ANOS DE FORMAÇÃO (Discurso, 2002) e co-organizador de FREUD NA FILOSOFIA BRASILEIRA (Escuta, 2005), PERSPECTIVAS EM PSICANÁLISE I, II, III, IV, V, VI e VII (Editora CRV e CAPES, 2009-2018), FILOSOFIA DA PSICANÁLISE: AUTORES, DIÁLOGOS, PROBLEMAS (EDUFSCar, CAPES e FAPESP, 2010) e FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA PSICOLOGIA CONTEMPORÂNEA (Editora UFJF, 2014). Coordenador do GT Filosofia e Psicanálise da ANPOF no período 2006-2008. Coordenador do Projeto PROCAD Psicanálise, linguagem e cognição (UFSCar/PUCPR/UFES) no período 2009-2014. Professor e orientador de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de São Carlos de 1997 a 2013, onde concluiu a orientação de 3 (três) pesquisas de pós-doutoramento, 16 (dezesseis) teses de doutorado e 19 (dezenove) dissertações de mestrado, conforme detalhamento neste currículo. Professor e orientador de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSCar, de março de 2009 a fevereiro de 2017 (orientação de 02 teses de doutoramento e 02 dissertações de mestrado concluídas), e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFJF, desde agosto de 2012 (06 orientações de mestrado, 03 orientações de doutorado e 01 supervisão de pós-doutoramento concluídas até o momento). Professor e orientador de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFJF desde fevereiro de 2017 (01 orientação de mestrado concluída). Editor-chefe da REVISTA PSICOLOGIA EM PESQUISA de agosto de 2014 a agosto de 2016. Suas principais áreas de atuação têm sido: história e filosofia da psicologia e da psicanálise, teoria psicanalítica, filosofia da psicanálise, história e filosofia da ciência, fenomenologia e epistemologia.

Francisco Verardi Bocca, Pontificia Universidade Católica do Paraná

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela PUCCAMP (1985); bacharel e licenciado em Filosofia pela UNICAMP (1997); mestre em Filosofia pela UNICAMP (1994) e doutor em Filosofia pela UNICAMP (2001). Pós-doutor em Filosofia pela UFSCar (2009) e pela Universidade de Paris VII - Denis Diderot (2014). Professor Titular do Curso de Filosofia e do Programa de Mestrado e Doutorado em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atua nos seguintes temas: filosofia da história, psicanálise, materialismo e evolucionismo. Compõe e coordena a linha de pesquisa Filosofia da Psicanálise, Compõe e lidera o grupo de pesquisa Filosofia da Psicanálise (PUCPR), compõe ainda os grupos de pesquisa Filosofia e Psicanálise (UFSCar), Filosofia e Práticas Psicoterápicas (UNICAMP) e o Centro de Estudos de História e Filosofia das Ciências Humanas (UFJF), cadastrados no CNPQ. No biênio de 2008 a 2009 ocupou a coordenação do G. T. Filosofia e Psicanálise da ANPOF. Membro associado da Associação Brasileira de Estudos do Século XVIII. Foi bolsista produtividade pela Fundação Araucária - PR no ano de 2013. É co-autor da obra "Ontologia sem espelhos" (Ed. CRV, 2015) (Reeditada em francês em 2019 pela editora L`Harmattan, Paris), autor da obra "Do Estado à Orgia" (Ed. CRV, 2016) e co-autor da obra "O pêndulo de Epicuro" (Ed. CRV, 2019).

Referências

FREITAS PINTO, W. C.; PADOVAN SOARES DE SOUZA, C.; THEISEN SIMANKE, R.; VERARDI BOCCA, F. EDITORIAL. Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS, v. 6, n. 10, p. 06 - 12, 15 jul. 2021.

Publicado
2021-10-22
Como Citar
Padovan, C., Freitas Pinto, W. C., Theisen Simanke, R., & Verardi Bocca, F. (2021). EDITORIAL. Eleuthería - Revista Do Curso De Filosofia Da UFMS, 6(Especial), 06 - 13. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/reveleu/article/view/14497
Seção
Editorial