Busca por estudos sobre protótipos digitais para o ensino de línguas na perspectiva crítica

  • Fernanda Victória Cruz Adegas UFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL - CAMPUS AQUIDAUANA. https://orcid.org/0000-0002-3136-3248
  • Vinícius Oliveira de Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL - CAMPUS AQUIDAUANA.
Palavras-chave: Multiletramentos, Protótipos Digitais de Ensino, Letramento Crítico, Educação Linguística Crítica

Resumo

O presente artigo discute pontos relacionados aos estudos emergentes da Linguística Aplicada, especialmente nos temas ligados aos Multiletramentos, protótipos digitais de ensino e Letramento Crítico. Desse modo, Rojo e Moura (2012) frisam que as novas mídias convocam novos letramentos, os quais sejam mais participativos, democráticos e formadores de novos sentidos. Nesse contexto, os protótipos digitais de ensino (ROJO, 2017a) colocam-se como uma alternativa interessante para a efetivação das propostas dos Multiletramentos e da Educação Linguística Crítica (PEREIRA, 2018). Assim, este estudo objetiva-se a realizar uma busca de pesquisas já produzidas, as quais tratem das temáticas supramencionadas, com o fito de ser possível a análise a respeito do que vem sendo explorado dentro dos temas descritos. Para tanto, esta pesquisa foi conduzida por meio do exame de teses, artigos e dissertações, presentes em ambiente digital, os quais foram utilizados com o propósito de organizar os dados acerca dos tópicos explorados. Destarte, pontua-se que os resultados revelam que não há um número significativo de pesquisas que contemplem a relação dos Multiletramentos e dos Letramentos Críticos na produção de protótipos digitais de ensino, fato que expande as possibilidades para a construção e solidificação da proposta deste artigo. Em suma, ressalta-se que esta pesquisa possui a finalidade de estabelecer pontos norteadores para o conhecimento sobre as temáticas estudadas, a fim de que tais dados sejam progenitores de trabalhos futuros.

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Publicado
2021-12-17