Abordagem de letramento crítico na prática docente: uma proposta de intervenção pedagógica em contextos interdisciplinares

Uma Proposta De Intervenção Pedagógica Em Contextos Interdisciplinares

  • Marina Mercado Soares Gaúna Gaúna Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande
  • Beatriz Aparecida Alencar Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, campus Campo Grande
  • Letícia Barbosa da Silva Cavalcante Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, campus Campo Grande
Palavras-chave: multiletramentos, letramento crítico, prática docente

Resumo

O mundo globalizado está em constante transformação, principalmente no que diz respeito ao acesso às informações propiciadas pelos avanços tecnológicos. Esse processo acabou exigindo mais criticidade nas interações sociais e dos estudantes no contexto escolar. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo principal debater sobre a importância de atividades que possibilitem momentos de letramento crítico em contextos interdisciplinares e verificar como elas podem colaborar para o amadurecimento do pensamento crítico dos estudantes dos cursos técnicos integrados do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) campus Campo Grande. Com essa finalidade, foi proposta uma intervenção pedagógica, durante a Semana de Meio Ambiente (2020), a roda de conversa: “Queimadas no Pantanal, o que tá rolando?” A programação do evento ocorreu de forma remota. Para fomentar as discussões e analisar os dados, esta pesquisa foi amparada pelas teorias do letramento crítico, entre elas citam-se: Freire (1996; 2005); Monte Mór (2010); Menezes de Souza (2011) e Jordão (2016). Como resultado, verificou-se que a leitura a partir de uma abordagem de letramento crítico é essencial no âmbito escolar, pois é fundamental discutir com o estudante questões como: contexto histórico-social determinado e a não neutralidade dos textos. Ademais, o estudo também demonstra a importância do papel do professor como incentivador de relações dialógicas em sua atuação, pois se acredita que, assim, poderão contribuir, de modo mais efetivo, na formação de cidadãos críticos aptos a agir na sociedade.

Biografia do Autor

Beatriz Aparecida Alencar, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, campus Campo Grande

Professora Orientadora na pós graduação da Especialização em Docência Especialização Para A Educação Profissional, Científica E Tecnológica

Letícia Barbosa da Silva Cavalcante, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, campus Campo Grande

Professora Orientadora na Especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica E Tecnológica

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Publicado
2021-12-17