Educação (sócio)linguística

uma interlocução entre teoria e prática

  • Daniel Abud Marques Robbin Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rosangela Villa da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus do Pantanal
Palavras-chave: Educação (sócio)linguística, escola transformadora, letramento, reflexão linguística

Resumo

Este artigo trata da interlocução possível entre teoria pedagógica e prática docente a partir da perspectiva da educação linguística. Os objetivos são: discutir diferentes perspectivas da educação em língua materna, caracterizar a escola transformadora, relacionando-a aos conceitos-chave da área da educação linguística, propor uma interlocução efetiva entre teoria linguística e prática docente, a partir da mediação pelo texto como unidade de ensino. Elaboramos uma pesquisa documental, versando, inicialmente, sobre alguns dos panoramas mais recorrentes da educação em língua materna, optando pelo paradigma da educação transformadora, e buscando relacioná-la a aspectos preconizados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de língua portuguesa no terceiro e no quarto ciclo. Após isso, propusemos uma intervenção pedagógica a partir de um texto real, de modo a ilustrar uma forma possível de trabalhar a educação linguística em sala de aula, discutindo tópicos como educação ambiental, dentre outros temas transversais, e desenvolvendo a consciência social dos aprendentes sobre as diferentes normas linguísticas pelas quais nos sujeitamos no dia a dia. Como resultados, esperamos contribuir para o fomento de discussões que levem em conta aspectos sociais e culturais materializados na linguagem, na vivência em sala de aula.

Biografia do Autor

Daniel Abud Marques Robbin, Universidade Federal de Santa Catarina
Graduado em Letras - Português/Espanhol pela UFMS-Campus do Pantanal. Mestrando em Linguística pelo PPGL da Universidade Federal de Santa Catarina, na área de concentração Sociolinguística e Dialetologia. Tem como interesses de pesquisa: Sociolinguística e Dialetologia, Semântica Lexical, Estilística Léxica, Ensino de Literatura.
Rosangela Villa da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus do Pantanal
Professora titular dos cursos de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Campus do Pantanal). Pesquisadora nas áreas da Sociolinguística e Dialetologia e das Línguas em Contato.

Referências

BAGNO. A norma oculta: língua e poder na sociedade brasileira. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

BAGNO, M. A.; RANGEL, E. O. Tarefas da educação lingüística no Brasil. In: Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 5, p. 63-82, 2005.

BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004 (Col. Linguagem, nº. 4).

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Língua Portuguesa. Ensino Fundamental. Terceiro e quarto ciclos. MEC/SEF, 1998a.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental, temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998b.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental, meio ambiente. Brasília: MEC/SEF, 1998c.

FARACO, C. A. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. 1. edição. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

ILIOVITZ, E. R. Sequências didáticas de gêneros discursivos no processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa: relatos do PIBID. 1. ed. NATAL: Editora da UFRN, 2016.

MOURÃO, M. Mariadadô, o livro. São Paulo: Scortecci, 2012.

PEINADO, S. V. L; RECENA, M. C. P. Sequência didática para a inserção da educação ambiental nas séries iniciais: relato de uma experiência em sala de aula. In: Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient, julho a dezembro de 2011, p.1-13.

SANTOS, L. W.; RICHE, R. C.; TEIXEIRA, C. S. Análise e produção de textos. 1ª edição, 2ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2015.

SILVA, R. V. Aspectos da pronúncia do em Corumbá-MS: uma abordagem sociolinguística. Campo Grande, MS: Ed. UFMS; São Paulo: Arte e Ciência, 2004.

SOARES, M. Linguagem e escola: uma perspectiva social. Editora Ática, 17ª edição, 2ª reimpressão, 2000.

TRAVAGLIA, L. C. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. 11ª edição. São Paulo: Cortez, 2009.

Publicado
2021-12-17