Discute-se preconceito linguístico no ENEM?

Uma verificação das questões do Exame Nacional do Ensino Médio de 2015 a 2020

  • Leonardo Silva Duarte Universidade Tecnológica Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0002-2226-212X
  • Josiane da Silva Duarte Centro Universitário Internacional (UNINTER)
Palavras-chave: Preconceito Linguístico, ENEM, Língua Portuguesa, Verificação

Resumo

Percebe-se a prova do ENEM como uma oportunidade de os estudantes entrarem em contato com discussões sobre o preconceito linguístico, que permanece quase invisível e é pouco discutido na sociedade. Por isso, o objetivo principal deste trabalho é verificar a presença ou ausência do tema de preconceito linguístico nas questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias em língua portuguesa das provas do ENEM dos anos de 2015 a 2020. Com base na legislação nos documentos da educação brasileira que indicam que é preciso uma discussão sobre esse tipo de preconceito, a prova do ENEM deve abordar temas sociais e linguísticos. Foi adotada a metodologia de levantamento e análise de assuntos das questões selecionadas com base em três critérios. Foram analisadas 14 provas e um total de 546 questões. Porém as questões verificadas como tendo relação ao tema do preconceito linguístico somaram somente 25, o que dá um percentual de aproximadamente 4,6% do total de questões analisadas. Os resultados apontam que, conforme indicado pela teoria, o preconceito linguístico nas provas do ENEM é abordado em pequena quantidade e não diretamente. Apesar disso, os participantes têm, de certa forma, acesso à discussão sobre preconceito linguístico através das questões do ENEM.

Biografia do Autor

Leonardo Silva Duarte, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Leonardo Silva Duarte, graduado em Licenciatura em Letras Inglês pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, tem interesse nos diversos campos que envolvem o ensino e o aprendizado de línguas estrangeiras, como nas áreas de ensino de pronúncia, de ensino de inglês através de literatura e de ensino de inglês como língua franca, entre outras. Atua como professor de língua inglesa para alunos do ensino básico.

Josiane da Silva Duarte, Centro Universitário Internacional (UNINTER)

Josiane da Silva Duarte, especialista em Psicopedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), possui graduação em Licenciatura em Letras Português pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER), tem interesse nos diversos campos que envolvem o ensino de língua portuguesa e o ensino infantil.

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Publicado
2021-12-17