Análise Linguística nos cadernos de formação continuada do PNAIC

  • Rosiane de Morais Santos CEI Maria Santana de Araújo
  • Juçara Zanoni do Nascimento Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
Palavras-chave: análise linguística, letramento, PNAIC, formação continuada

Resumo

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) era um programa do governo federal em parceria com os governos estadual e municipal. O programa buscava alfabetizar as crianças brasileiras até o final do terceiro ano do ensino fundamental por meio de curso de formação continuada para professores alfabetizadores que atuavam nesses anos. Dentre os materiais selecionados para a formação dos docentes, destacava-se uma coleção de cadernos que apresentava e orientava sobre os conteúdos a serem estudados. Um desses conteúdos é a análise linguística (AL). O objetivo deste artigo é verificar como o PNAIC defende o eixo de AL no processo de alfabetização de crianças até o terceiro ano do ensino fundamental. Para isso, apoiando-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997),nos estudos sobre letramento (SOARES (2004); BATISTA (2006)) e AL (GERALDI (1984); PAULA (2015)), foram analisados os cadernos de formação continuada dos professores e deles recortados 2 quadros que tratam a AL. Os resultados apontam que AL é defendida pelo PNAIC vai além da gramática tradicional, pois privilegia a discursividade e a textualidade. Conclui-se que, para tornar a criança alfabetizada na perspectiva do letramento até o terceiro anos do ensino fundamental, o programa exige que ela reflita de forma consciente sobre os fenômenos gramaticais, textuais e discursivos.

Biografia do Autor

Rosiane de Morais Santos, CEI Maria Santana de Araújo

Pedagoga especialista em Educação Especial.

Juçara Zanoni do Nascimento, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutora em Letras pela Universidade Estadual de Maringá. Atua como professora do curso de Letras na UNIR

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Publicado
2021-12-17