Análise Linguística nos cadernos de formação continuada do PNAIC
Resumo
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) era um programa do governo federal em parceria com os governos estadual e municipal. O programa buscava alfabetizar as crianças brasileiras até o final do terceiro ano do ensino fundamental por meio de curso de formação continuada para professores alfabetizadores que atuavam nesses anos. Dentre os materiais selecionados para a formação dos docentes, destacava-se uma coleção de cadernos que apresentava e orientava sobre os conteúdos a serem estudados. Um desses conteúdos é a análise linguística (AL). O objetivo deste artigo é verificar como o PNAIC defende o eixo de AL no processo de alfabetização de crianças até o terceiro ano do ensino fundamental. Para isso, apoiando-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997),nos estudos sobre letramento (SOARES (2004); BATISTA (2006)) e AL (GERALDI (1984); PAULA (2015)), foram analisados os cadernos de formação continuada dos professores e deles recortados 2 quadros que tratam a AL. Os resultados apontam que AL é defendida pelo PNAIC vai além da gramática tradicional, pois privilegia a discursividade e a textualidade. Conclui-se que, para tornar a criança alfabetizada na perspectiva do letramento até o terceiro anos do ensino fundamental, o programa exige que ela reflita de forma consciente sobre os fenômenos gramaticais, textuais e discursivos.
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