Os Recursos de vídeos disponíveis no Facebook, Instagram e TikTok para o ensino de língua espanhola

Palavras-chave: redes sociais, tecnologias digitais, multimodalidade

Resumo

O presente estudo trata das possibilidades do uso do recurso de vídeo do Facebook, Instagram e TikTok, nas aulas de Espanhol como língua adicional. Tendo em vista a necessidade amplamente estendida do ensino remoto emergencial, decorrente da pandemia do novo coronavírus, a perspectiva da expansão da modalidade híbrida na educação e considerando que os aplicativos de sites de redes sociais mencionados são os mais utilizados no país, o trabalho justifica-se como contribuição para os estudos de ensino e aprendizagem ao evidenciar o potencial pedagógico de alguns recursos de vídeo desses aplicativos. Com base na metodologia qualitativa e interpretativista e à luz de teóricos como Recuero (2009), Rojo (2013), Silva (2001), entre outros, a investigação discorre sobre o uso dos recursos “Vídeo ao vivo”, no Facebook; “Ao vivo”, no Instagram, e o “Dueto”, no TikTok. O trabalho apresenta algumas propostas que favorecem a interatividade entre professor e aluno e entre os próprios estudantes a partir do uso dos recursos analisados. Segundo a análise realizada, os três sites de redes sociais permitem produção e compartilhamento de vídeos, interação, armazenamento de arquivos nos próprios aplicativos e podem remeter às práticas sociais dos estudantes. Contudo, antes de propor qualquer atividade digital, evidenciamos a necessidade de o docente averiguar se todos os envolvidos têm um aparelho (smartphone, tablet ou notebook), acesso à internet e aos aplicativos indicados.

Biografia do Autor

Bruna Maria dos Santos Gonçalves , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

É graduanda do curso de Letras Português e Espanhol, da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (FAALC) da UFMS.

Jhenifer Zigart Machado , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

É graduanda do curso de Letras Português e Espanhol, da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (FAALC) da UFMS.

Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

É professora associada na Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (FAALC) da UFMS.

Referências

ARAÚJO, J.; LEFFA, V. Conectando os autores na rede. In: ARAÚJO, Júlio. LEFFA, Vilson. (org.). Redes sociais e ensino de línguas: o que temos para aprender? São Paulo: Parábola Editorial, 2006, p.9-16.

BORTONI-RICARDO, S. M. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

BRAGA, D. B. Ambientes digitais: reflexões teóricas e práticas. São Paulo: Cortez, 2013.

DUDENEY, G.; HOCKLY, N.; PEGRUM, M. Letramentos digitais. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

FABRO, C. TikTok, Facebook e Instagram estão entre apps mais baixados de fevereiro. TechTudo. 2021. Disponível em:
. Acesso em: 9 abr. 2021.

FERRAZ, D. Multiletramentos: epistemologias, ontologias ou pedagogias? Ou tudo isso ao mesmo tempo? In: GUALBERTO, C. L.; PIMENTA, S. M. DE O.; SANTOS, Z. B. (Orgs.). Multimodalidade e ensino: múltiplas perspectivas. São Paulo: Pimenta Cultural, 2018, p. 62-87.

FREIRE, P. A concepção “bancária” da educação como instrumento da opressão. In: Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987, p. 37- 49.

GOHN, M. G. Educação Não Formal, Aprendizagens e Saberes em Processos Participativos. Revista Investigar em Educação - II ª Série, Número 1, p. 35-50, 2014. Disponível em: . Acesso em: 9 abr. 2021.

LÉVY, P. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Ed. 34, 1999.

PIVELLI, S. R. T. Análise do potencial pedagógico de espaços não-formais de ensino para o desenvolvimento da temática da biodiversidade e sua conservação. Dissertação de mestrado, FEUSP, São Paulo, 2006. Disponível em:
. Acesso em: 9 abr. 2021.

RECUERO, R. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

ROCHA, C. M. F. As redes em saúde: entre limites e possibilidades. In: PAN-AMERICANA DA SAÚDE (Org.) Fórum nacional de redes em saúde. Belo Horizonte: Produção Editorial: André Falcão, 2005. Disponível em: . Acesso em: 24 jun. 2021.

ROJO, R. Gêneros discursivos do Círculo de Bakhtin e multiletramentos. In: ROJO, R. (Org.). Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013. p. 13-36.

SILVA, C. M. R; CASTRO FILHO, J. A.; FREIRE, R. S. Instagram e educação: a aprendizagem significativa de língua estrangeira em contextos não-formais de ensino. VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2018) - Anais dos Workshops do VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (WCBIE 2018). Disponível em: Acesso em: 21 ago. 2021.

SILVA, M. Sala de aula interativa e educação presencial e à distância em sintonia com a era digital e com a cidadania. INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIV Congresso Brasileiro da Comunicação – Campo Grande /MS, setembro. 2001, p. 1-20.

SILVA, S. Redes sociais digitais e educação. Sertãozinho, no 5, p. 36-46. Ago/2010. Disponível em: Acesso em: 23 jun. 2021.

SILVA, W. A. (Re)pensar a formação docente com as tecnologias digitais no ensino fundamental: desafios contemporâneos. Revista REDOC, Rio de Janeiro, v.2, n.2, maio/agosto. 2018. Disponível em: . Acesso em: 23 jun. 2021.
Publicado
2021-12-17