Oficinas literárias temáticas:

uma metodologia para a formação do leitor literário e a implementação da interdisciplinaridade no Ensino Fundamental – anos finais

  • https://orcid.org/0000-0001-6810-9895 Sacomori Candido Pedro Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
Palavras-chave: : Literatura; História; Romance histórico contemporâneo de mediação; Leitor literário.

Resumo

No presente artigo busca-se evidenciar como o ensino da literatura, no Ensino Fundamental, pode ser abordado desde uma perspectiva crítica, ampliando as leituras comuns e correntes com produções mais contemporâneas de cunho híbrido, crítico e descolonizador. Essas obras da literatura para jovens leitores, que são denominadas narrativas híbridas de história e ficção, aproximam-se do romance histórico contemporâneo de mediação (FLECK, 2017), o qual tem como premissa recontar a história a partir de visões periféricas. Nesse intuito, apresenta-se uma análise da obra Os estrangeiros (2012), de Marconi Leal, a fim de demonstrar que ela contempla as características comuns dessa modalidade do romance híbrido que, por apresentar os fatos históricos a partir da voz de personagens relegadas à margem do discurso historiográfico tradicional, contribui com outros saberes e com novos olhares para o nosso passado colonial. Também, com base na interdisciplinaridade (MENDOZA FILLOLA, 1994), sugere-se uma proposta didática de “Oficina Literária Temática”, na qual se utiliza a narrativa de Leal (2012), em diálogo com outras textualidades que versam sobre a temática da colonização, com ênfase na atuação dos padres Jesuítas. Conclui-se, a partir deste estudo, que o trabalho interdisciplinar – em especial nos possíveis diálogos entre história e literatura, contribui para a formação de leitores literários mais bem instruídos a respeito do seu passado de subjugação aos europeus e da manipulação da linguagem, enquanto instrumento ideológico de dominação.

Referências

COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007.

COUTINHO, Eduardo. Literatura Comparada na América Latina: ensaios. Rio de Janeiro, RJ: EdUERJ, 2003.

FLECK, Gilmei Francisco. O romance histórico contemporâneo de mediação: entre a tradição e o desconstrucionismo – releituras críticas da história pela ficção. Curitiba: CRV, 2017.

FLECK, Gilmei Francisco. Quando as palavras saltam à vida, geram sentidos e criam consciência, forma-se um leitor: ler além dos signos – experienciar a arte constituída de palavras. Revista ENTRELETRAS (Araguaína), v. 10, n. 2, jul/dez 2019.

LEAL, Marconi. Os estrangeiros. PNLD Literário. Ilustrações de Dave Santana. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2012.

LUFT, Gabriela. A literatura juvenil brasileira no início do século XXI: autores, obras e tendências. Artigo científico: Scielo, 2010. Disponível em https://www.scielo.br/pdf/elbc/n36/2316-4018-elbc-36-111.pdf. Acesso em: 21 jun. 2020.

MARTINS, Maria Helena. O Que é Leitura. 19.ed. São Paulo: Brasiliense, 1994

MENDONZA FILLOLA, Antonio. Literatura comparada e intertextualidad. Madrid: Editorial La Muralla, S.A., 1994.

MIGNOLO, Walter. Colonialidade e o lado mais escuro da modernidade. Tradução de Marco Oliveira Duke University, Durham, NC, EUA. E-mail: wmignolo@duke.edu. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro – RJ, Brasil. E-mail: marco.alexandre@live.com. DOI 10.17666/329402/2017 REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS SOCIAIS - Vol. 32 n° 94.
PEDRO, Fernanda Sacomori Candido; FLECK, Gilmei Francisco; SANTOS, Vilson Pruzak dos Santos. Os estrangeiros (2012), de Marconi Leal: a formação do leitor literário consciente - entre a história e a literatura (p. 666-681). In: Literatura, História e Memória: diálogos e reflexões. Revista de Letras Juçara. v. 6. n. 1, 2022. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/2814. Acesso em 30 jul. 2022.
ZUCKI, Renata. Letramento literário: práticas de leitura do texto literário nos anos iniciais do ensino fundamental. 159 f Dissertação (Mestrado Profissional em Letras)
Publicado
2023-01-16