Oficinas literárias temáticas:
uma metodologia para a formação do leitor literário e a implementação da interdisciplinaridade no Ensino Fundamental – anos finais
Resumen
En el presente artículo se busca mostrar cómo la enseñanza de literatura, en la Educación Primaria, pode abordarse desde una perspectiva crítica, ampliando las lecturas comunes y corrientes con producciones más contemporáneas de carácter híbrido, crítico y descolonizador. Esas obras de la literatura para jóvenes lectores, que son denominadas narrativas híbridas de historia y ficción se aproximan de la novela histórica contemporánea de mediación (FLECK, 2017), que se basa en recontar la historia a partir de visiones periféricas. Con ese objetivo, se presenta un análisis de la obra Os estrangeiros (2012), de Marconi Leal, con el fin de demostrar que ella contempla las características comunes de esa modalidad de novela híbrida que, por presentar los hechos históricos a partir de la voz de personajes relegados al margen del discurso historiográfico tradicional, contribuye con otros saberes y con nuevas visiones para nuestro pasado colonial. Además, con base en la interdisciplinaridad (MENDOZA FILLOLA, 1994), se sugiere una propuesta didáctica de “Taller Literario Temático”, en el cual se utiliza la narrativa de Leal (2012), en diálogo con otras textualidades que versan sobre la temática de la colonización, con énfasis en la actuación de los padres Jesuitas. Se concluye, a partir de este estudio, que el trabajo interdisciplinar – en especial en los posibles diálogos entre historia y literatura, contribuye para la formación de lectores literarios mejor instruidos a respecto de su pasado de subyugación a los europeos y de la manipulación del lenguaje, como instrumento ideológico de dominación.
Citas
COUTINHO, Eduardo. Literatura Comparada na América Latina: ensaios. Rio de Janeiro, RJ: EdUERJ, 2003.
FLECK, Gilmei Francisco. O romance histórico contemporâneo de mediação: entre a tradição e o desconstrucionismo – releituras críticas da história pela ficção. Curitiba: CRV, 2017.
FLECK, Gilmei Francisco. Quando as palavras saltam à vida, geram sentidos e criam consciência, forma-se um leitor: ler além dos signos – experienciar a arte constituída de palavras. Revista ENTRELETRAS (Araguaína), v. 10, n. 2, jul/dez 2019.
LEAL, Marconi. Os estrangeiros. PNLD Literário. Ilustrações de Dave Santana. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2012.
LUFT, Gabriela. A literatura juvenil brasileira no início do século XXI: autores, obras e tendências. Artigo científico: Scielo, 2010. Disponível em https://www.scielo.br/pdf/elbc/n36/2316-4018-elbc-36-111.pdf. Acesso em: 21 jun. 2020.
MARTINS, Maria Helena. O Que é Leitura. 19.ed. São Paulo: Brasiliense, 1994
MENDONZA FILLOLA, Antonio. Literatura comparada e intertextualidad. Madrid: Editorial La Muralla, S.A., 1994.
MIGNOLO, Walter. Colonialidade e o lado mais escuro da modernidade. Tradução de Marco Oliveira Duke University, Durham, NC, EUA. E-mail: wmignolo@duke.edu. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro – RJ, Brasil. E-mail: marco.alexandre@live.com. DOI 10.17666/329402/2017 REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS SOCIAIS - Vol. 32 n° 94.
PEDRO, Fernanda Sacomori Candido; FLECK, Gilmei Francisco; SANTOS, Vilson Pruzak dos Santos. Os estrangeiros (2012), de Marconi Leal: a formação do leitor literário consciente - entre a história e a literatura (p. 666-681). In: Literatura, História e Memória: diálogos e reflexões. Revista de Letras Juçara. v. 6. n. 1, 2022. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/2814. Acesso em 30 jul. 2022.
ZUCKI, Renata. Letramento literário: práticas de leitura do texto literário nos anos iniciais do ensino fundamental. 159 f Dissertação (Mestrado Profissional em Letras)
Derechos de autor 2023 Revista Primeira Escrita
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
a) permitem a reprodução total dos textos, desde que se mencione a fonte.
b) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional;
c) autorizam licenciar a obra com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
d) responsabilizam-se pelas informações e pesquisas apresentadas nos textos a serem publicados na Revista Primeira Escrita, eximindo a revista de qualquer responsabilidade legal sobre as opiniões, ideias e conceitos emitidos em seus textos;
e) comprometem-se em informar sobre a originalidade do trabalho, garantindo à editora-chefe que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), quer seja no formato impresso ou no eletrônico;
f) autorizam à Revista Primeira Escrita efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão normativo da língua e apresentarem o padrão de publicação científica, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores;
g) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.