As Metodologias Ativas para o Ensino e Aprendizagem vêm emergindo com cada vez mais força nos campos de pesquisa da Linguística Aplicada, dos Estudos Literários e da Educação. Essas propostas constatam o interesse em congregar estudos compatíveis com a ideia de repensar a educação linguística a partir de metodologias ativas e letramentos, questão fundamentada no objetivo comum de professores e pesquisadores em tentar estabelecer, sob um ponto de vista teórico-metodológico, uma série de propostas ligadas aos processos cognitivos e instrucionais sobre o ensino da linguagem na contemporaneidade.
A relevância de trabalhos desenvolvidos a partir das metodologias ativas e dos estudos de letramentos refletem uma mudança nas praxeologias contemporâneas, marcadas pela mediação tecnológica e pela relação complexa com a recepção - instâncias que não podem ser elaboradas sem um viés crítico. Esse quadro geral expõe um campo de pensamento dedicado ao limiar entre teoria e prática, abrindo espaço para a germinação de novas práticas de linguagem que possibilitem aos alunos a condição de assumir o papel de protagonistas de sua aprendizagem.
Organizadores do dossiê:
Vinícius Oliveira de Oliveira (UFMS-CPAQ)
Felipe Lima (UFMS-CPAQ)