O inédito viável:

relatos de impressão de práticas docentes durante a pandemia de COVID-19 - ou trocando os pneus com o carro andando!?

Palavras-chave: Ensino Remoto; Prática Docente; Covid-19; Letramento Crítico., Remote Learning; Teaching Practice; Covid-19; Critical Literacy.

Resumo

A pandemia do COVID-19 mostrou-se um enorme desafio para os sistemas educacionais, do nível elementar ao superior, que entraram em colapso durante o período de quarentena. Não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. Este estudo apresenta um retrato do vivido nas instituições públicas de ensino, por meio de dois relatos de impressão acerca dos modos de ensino e aprendizagem on-line adotados ora no Ensino Fundamental de uma Escola Municipal, ora no Ensino Superior, no curso de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Bebendo da pedagogia freiriana e apoiados nas relações encontradas na área da Linguística aplicada, como pesquisam Cardoso e Velozo (2019,2020) e Liberali et alii (2019, 2020), os relatos de impressão almejam evidenciar e pensar criticamente fatores positivos e negativos da prática docente durante as aulas remotas, a fim de compartilhar as ações que funcionaram e as que precisam de ajustes, de modo a colaborar com o ensino e a aprendizagem remotos em eventuais situações futuras de crise.

Referências

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 108, nº 248, p. 27833-27841, col. 1, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm#art14. Acesso em: 02 abr. 2022.

CARDOSO, Janaína (2020). Reflexões sobre cibercultura, multiletramentos e formação docente em tempos de pandemia (Conversa com Antônio Carlos Xavier em 23/07/2020 - Canal do Nehte no YouTube. Disponível em: https://youtu.be/TXLVEmpRJwY. Acesso em: 28 mar. 2022.

CARDOSO, J.S.; VELOZO, N. Letramento crítico e formação docente crítico-reflexiva: por um novo projeto político-educacional. p. 87-98. In LIBERALI, F. C.; MEGALE, A. (orgs.). Alfabetização, letramento em multiletramentos em tempos de resistência. Campinas: Pontes, 2019.

CARDOSO, J.S.; VELOZO, N. Educação, pesquisa e gestão universitária em contexto remoto: relato de experiência e caminhos de investigação. In ROCHA, D.; DEUSDARÁ, B.; ARANTES, P.; PESSOA, M. (orgs.). p. 119-128. Em Discurso 4 – Pesquisar com gêneros discursivos: interpelando mídia e política. Rio de Janeiro: Cartolina, 2020.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LIBERALI, F. C. Formação crítica de educadores: questões fundamentais. Campinas: Pontes, 2015.

LIBERALI, F. C.; FUGA, V. P.; DIEGUES, U.C.C.; CARVALHO, M.P. Educação em tempos de pandemia: brincando com um mundo possível. Campinas: Pontes, 2020.

LIBERALI, F. C.; MEGALE, A. (orgs.). Alfabetização, letramento em multiletramentos em tempos de resistência. Campinas: Pontes, 2019.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 5ª ed., São Paulo: Cortez / Brasília, DF: UNESCO, 2002. 118p.

SANTOS, Edméa; RIBEIRO, Mayra. Letramento digital: por uma atuação autoral na cibercultura. In: SANTOS, E.; SANTOS, R.; PORTO, C. (Orgs.). Múltiplas linguagens nos currículos. João Pessoa: Editora UFPB, 2017. (p. 17-35).

TASSONI, E. C. M. Afetividade e aprendizagem: A relação professor-aluno. In: Psicologia, análise e crítica da prática educacional. Campinas: ANPED, 2000.
Publicado
2023-01-16