A argumentação em "A Queda” de Gloria Groove e a cultura do cancelamento

Palavras-chave: Discurso; Argumentação; Cenário; Ethos.

Resumo

O presente trabalho propõe uma análise sobre a construção da argumentação e a construção do ethos da Drag Queen brasileira Glória Groove no videoclipe “a queda”,  bem como uma reflexão sobre  a cultura do cancelamento. O objetivo é compreender de que maneira  a argumentação é elaborada e como o ethos é apresentado ao considerar os aspectos discursivos, imagéticos e a musicalidade que caracterizam o gênero.Como recurso metodológico elegeu-se a pesquisa documental de abordagem qualitativa. Para responder às questões, nos apoiamos na Teoria da Argumentação de Perelman e Olbrechts Tyteca (2014) e nos estudos de  Amossy (2005, 2016) em relação  a argumentação no discurso e a construção do ethos e em Maingueneau (1993, 2005, 2011, 2016) a concepção de cenografia e em Soares  (2005) a concepção de videoclipe. Os resultados apontam que o orador utiliza de estratégias argumentativas  baseadas na estrutura do real e de ligação e destaca a superação. Além disso, revela a pessoa e seus atos  e a ligação simbólica por meio do raciocínio por analogia e metáforas e evidencia que a marionete na verdade é quem assiste ao espetáculo e os outros fazendo besteiras.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo do Vale Ortiz, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Possui graduação em Letras - Português pela Universidade Norte do Paraná. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. Uma segunda graduação em Pedagogia que está em andamento, pelo instituto Cotemar, iniciada em 2017. Pesquisador do GEAL (Grupo de Estudos Integrados sobre Linguagem, Educação e Cultura). Mestre em Letras pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Professor de Língua Portuguesa na escola Maple Bear Canadian School - Porto Velho com atuação no fundamental anos iniciais, anos finais e High School e Professor de Leitura, Interpretação e Produção de Texto - LIET na FIMCA - (Faculdades Integradas Aparício Carvalho).

Sorhaya Chediak, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC

Doutoranda pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC e Bolsista da CAPES. Mestra em Letras pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2014), Especialização em Linguística Aplicada à Produção de texto - UNIRON (2006), Graduação em Letras/Português e suas respectivas Literaturas (UNIR - 2003) e curso técnico integrado ao médio em Magistério. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas. É pesquisadora do Grupo de Leitura, Ensino e Discurso LED e participa também do grupo de pesquisa NEHLI - Núcleo de Estudos Históricos e Literários (IFRO) e do Grupo de ERA, Grupo de Estudos Retóricos e Argumentativos. Possui experiência em docência em todos os níveis da educação básica e em Formação Docente. Atualmente atua como como formadora educacional na área de formação de professores e revisora de textos/materiais didáticos.

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Publicado
2023-07-21