Neste número a Revista Primeira Escrita volta-se para duas Teorias Linguísticas, especificamente a Sociolinguística e a Análise do Discurso, no sentido de acolher estudos que versem sobre as possíveis interfaces entre essas perspectivas teórico-metodológicas no âmbito do ensino e da pesquisa.
De uma parte, a Sociolinguística enfatiza que o comportamento linguístico e sociocultural são marcados pela heterogeneidade, sendo que a diversidade linguística apresenta sistematicidade e dinamicidade, assim como a sociedade que é complexa e multifacetada. Nesse sentido, essa teoria, ao estudar a língua, leva em consideração os elementos da cultura e da sociedade da qual ela é parte constitutiva e constituinte.
De outra parte, a Análise de Discurso trabalha com o sentido, entendendo-o como efeitos de sentido entre interlocutores, mostrando o seu funcionamento na intersecção entre linguagem, ideologia e história nas mais diversas materialidades discursivas.
Assim, este dossiê procura congregar trabalhos e pesquisas nas áreas dos Estudos Linguísticos e Literários, no sentido de apresentar discussões numa abordagem interdisciplinar, com base na Sociolinguística e na Análise do Discurso, bem como nas suas interfaces.