A Produção do sujeito-odioso a partir da publicidade do novo polo:

uma análise foucaultiana

Palavras-chave: Discurso de ódio; Dispositivo da violência; Masculinidades.

Resumo

Esse artigo objetiva analisar o discurso de ódio homofóbico como limitador do exercício da sexualidade, como manifestação de intolerância, preconceito e discriminação que se reveste de um abuso do direito à liberdade de expressão. As análises tomam twittes e memes veiculados em torno da publicidade do carro da marca Volkswagen, o novo Polo, e problematizam, a partir dos estudos teóricos do filósofo francês Michel Foucault, questões acerca do dispositivo da sexualidade, dispositivo da violência, dispositivo de ódio biopolítico, poder e masculinidade(s). Os resultados apontam que os discursos atuam como um instrumento de exteriorização da homofobia na fabricação de um sujeito-odioso.

Biografia do Autor

Eliézer Reis Vicente, Universidade Estadual de Goiás

Mestrando do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT/UEG). Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG/RC). Graduando em Pedagogia pelo Centro Universitário UniFatecie .Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). E-mail: eliezervicentte@gmail.com

Ricardo Almeida de Melo, Centro Universitário UniFatecie

Ricardo Almeida de Melo é graduando em Pedagogia pelo Centro Universitário UniFatecie.

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Publicado
2023-07-21