Preconceitos sociais e linguísticos:

das vivências às resistências de indígenas Terena do Norte de MT

  • Neusa Inês Philippsen UNEMAT
  • Nilce Alcântara Gabriel
Palavras-chave: Sociolinguística Variacionista e Educacional; preconceitos sociais e linguísticos; educação linguística; indígenas Terena.

Resumo

O presente artigo está embasado nos pressupostos teórico-metodológicos da Sociolinguística Variacionista (LABOV, 1994, apud MONTEIRO, 2000) e algumas nuances da Sociolinguística Educacional (BORTONI-RICARDO, 2011), considerando as variações da língua portuguesa brasileira falada por indígenas Terena e da língua Terena na Aldeia Kopenoty, objetivando demonstrar a importância da educação linguística consciente para refutar o preconceito linguístico (BAGNO, 2005) e suas ramificações. As entrevistas direcionadas com perguntas abertas levaram a narrativas, as quais evidenciaram diversas vertentes dos preconceitos sociais e linguísticos vivenciados pelos informantes da etnia Terena do norte de Mato Grosso, destacando, dentre os resultados, seus sentimentos, crenças e percepções pessoais.

Referências

BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. São Paulo: Loyola, 2005.
BELIZÁRIO, Inézia. GOMES, Nataniel dos Santos. A variação linguística na aldeia Cachoeirinha – Miranda, MS. Revista Ave Palavra. Ed. 20. Alto Araguaia, 2015.
BORTONI-RICARDO, S.M. Do campo para a cidade: estudo sociolinguístico de migração e redes sociais. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.
LUZ, Jislaine da. O caminhar indígena por uma pedagogia (Inter)culturalmente sensível: interações Sociolinguísticas na Escola Estadual Indígena Élio Turi Rondon “Terena”. trabalho de conclusão de curso (Dissertação/ Mestrado) Mestrado acadêmico em Letras, Faculdade de Educação e Linguagem Campus de Sinop, Universidade do Estado de Mato Grosso, 2020.
MONTEIRO, José Lemos. Para compreender Labov. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. RODRIGUES, Aryon Dall’igna. Língua brasileiras: para o conhecimento das línguas indígenas/ Aryon Dall’igna Rodrigues. – São Paulo: Edições Loyola, 2002.
Publicado
2023-07-21