O ensino de Língua Portuguesa para surdos como Segunda Língua e o uso das novas Tecnologias Digitais

  • Lana Thays Pires da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Bruno Roberto Nantes Araujo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumen

O presente artigo tem como objetivo principal apresentar um panorama sobre o papel fundamental das tecnologias digitais no ensino da Língua Portuguesa (LP) como segunda língua para estudantes surdos. Este estudo busca explorar as diversas ferramentas tecnológicas que, cada vez mais, se integram ao cenário educacional, contribuindo no processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa para os surdos. Com isso, propomos neste artigo realizar uma investigação a partir de uma pesquisa netnográfica, com levantamento bibliográfico explorando diversas formas de utilizar a tecnologias a favor do aprendizado da língua portuguesa (L2) na modalidade escrita pra surdos, bem como propor algumas atividades bilíngues utilizando as tecnologias. Esta pesquisa será delineada por autores dos Estudos Surdos e da área das Tecnologias Assistivas, como: Quadros (2004), Karnopp (2006, 2015), Campello (2008, 2014) e Mill (2013).

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Publicado
2024-12-19