A produção de sentidos sobre a homossexualidade em entrevistas com líderes religiosos evangélicos

  • Rian Caetano de Oliveira Secretaria Estadual de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul
  • Flavio da Rocha Benayon Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Análise do Discurso, Religião, Homossexualidade, Discurso religioso, Evangélicos

Resumo

O presente artigo propõe analisar os sentidos produzidos pelo discurso religioso evangélico a partir da atualização da memória discursiva da homossexualidade. Ancorados na Análise do Discurso materialista, constituída por Michel Pêcheux na França e reterritorializada no Brasil por Eni Orlandi, constituímos nosso gesto de leitura a partir da indissociabilidade entre língua, sujeito e ideologia. A análise discursiva configurada toma por objeto de investigação três enunciados proferidos por líderes religiosos evangélicos contemporâneos: Aline Barros, Bruna Karla e Silas Malafaia. Os referidos pronunciamentos, com um grande número de visualizações, ocorreram em entrevistas concedidas a canais de mídia de alcance nacional e as respectivas gravações se encontram disponíveis na plataforma de streaming YouTube. Como método de investigação, foram mobilizados os aparatos teórico e analítico da Análise do Discurso materialista. A partir da análise do material recortado, foi possível circunscrever o que nomeamos como posição de sujeito evangélico, constituída pela evidência da homossexualidade significada como pecado e prática voluntarista.

Biografia do Autor

Rian Caetano de Oliveira, Secretaria Estadual de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul

Professor de Língua Portuguesa da Secretaria Estadual de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul (SED). Graduado em Letras – Português/Inglês pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Flavio da Rocha Benayon, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor Adjunto de Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Doutor e mestre em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Referências

ALTHUSSER, Louis. Ideologia e aparelhos ideológicos de Estado. Trad. Joaquim José de Moura Ramos. Lisboa: Presença/Martins Fontes, 1970.

FATIMA, Wellton. As sexualidades mal ditas no discurso religioso neopentecostal. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, p.125. 2018.

ORLANDI, Eni. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 6ª ed. Campinas, SP: Pontes, 2011.

ORLANDI, Eni. Análise do discurso: princípios e procedimentos. 3. ed. Campinas: Pontes, 2001.

ORLANDI, Eni. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 6ª ed. Campinas, SP: Pontes, 2007.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 4. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2009.

POSITIVAMENTE PODCAST. Criando um berço cristão! Com Bruna Karla. YouTube, 21 de dezembro de 2021. 2h4min. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=dkeGMYNyUts>. Acesso em: 10 de abril de 2025.

REDETV. “Não concordo com as práticas”, diz Aline Barros sobre homossexualidade. YouTube, 01 de abril de 2018. 2min23s. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=xrR5HrpPRP4>. Acesso em: 10 de abril de 2025.

SILAS MALAFAIA OFICIAL. De Frente com Gabi - Pr. Silas Malafaia. YouTube, 01 de abril de 2015. 45min16s. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=b50Oi8RRYLc>. Acesso em: 10 de abril de 2025.

Publicado
2025-06-21

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)