Sujeitos negros e seus espaços de vida em dicionários escolares de Língua Portuguesa

  • Felipe Augusto Santana do Nascimento Instituto Federal de Alagoas
  • Amanda Vitória Silva Azevêdo Instituto Federal de Alagoas
  • Ana Júlia Virtuoso Alves Instituto Federal de Alagoas

Resumen

Os sentidos das palavras podem ser estudados a partir dos dicionários, uma vez que tais instrumentos linguísticos legitimam sentidos que circulam na formação social em determinado período sócio-histórico. Situados na Análise do Discurso Materialista em articulação com a História das Ideias Linguísticas, este trabalho tem como objetivo analisar, a partir das definições dos verbetes de dicionário, os sentidos em torno de palavras do campo semântico étnico-racial, observando como o sujeito lexicógrafo materializa e atualiza sentidos sobre sujeitos negros e seus espaços de vida. Para tanto, por meio da análise de verbetes de dicionários escolares contemporâneos de Língua Portuguesa, buscou-se compreender os processos discursivos em jogo nas definições desses verbetes. Assim, foi possível constatar que os dicionários legitimam discursos socialmente construídos, os quais classificam e hierarquizam sujeitos e seus espaços de vida.

Biografía del autor/a

Felipe Augusto Santana do Nascimento, Instituto Federal de Alagoas

Professor de Língua Portuguesa no Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com estágios doutorais na Université Sorbonne Nouvelle (Paris III) e na Universidad de Buenos Aires (UBA). Mestre em Letras/Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Amanda Vitória Silva Azevêdo , Instituto Federal de Alagoas

Técnica em Mecânica pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL).

Ana Júlia Virtuoso Alves, Instituto Federal de Alagoas

Técnica em Mecânica pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL).

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Publicado
2025-06-21