Entre um axé e um amém

a cidade do Rio de Janeiro em disputa

  • Bruna Domingos Ribeiro Universidade Federal Fluminense
Palavras-chave: Rio de Janeiro, Umbanda, Religião Evangélica, Discurso racializado

Resumo

O objetivo deste artigo é expor, à luz da análise do discurso materialista, uma reflexão sobre a disputa pelo território da cidade do Rio de Janeiro pelo viés religioso e como essa disputa é atravessada por discursos racializados. Para isso, serão apresentados flagrantes urbanos que compõem um arquivo formado por diferentes registros de discursividades ligadas a sentidos religiosos na cidade. Alguns dos registros que serão apresentados neste artigo são recortes do que foi analisado no trabalho “Cenas enunciativas da divisão do cotidiano: discursos religiosos em conflito no espaço urbano” (RIBEIRO, 2024). Trata-se de materiais que evocam práticas discursivas distintas inscritas tanto na ordem do religioso quanto na da urbanidade na cidade do Rio de Janeiro. O propósito é pensar em como práticas religiosas funcionam discursivamente na cidade, centrando, no caso, em duas delas, a saber: as práticas evangélicas e as práticas religiosas de matriz afroindígena, como a umbanda. Buscar-se-á com este trabalho propor reflexões sobre recortes que, apesar de serem produzidos a partir de condições de produção distintas, têm em comum a disputa de sentidos que se dá no âmbito do discurso religioso.

Biografia do Autor

Bruna Domingos Ribeiro, Universidade Federal Fluminense

Mestra em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Especialização em Língua Portuguesa pelo Liceu Literário Português.

Referências

ALMEIDA, S. Racismo estrutural. Col. Feminismo plurais. Org.: Djamila Ribeiro. São Paulo: Sueli Caneiro; Editora Jandaia, 2019.

BARRETO, Lima. Clara dos Anjos. 17ª ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 1999.

CARNEIRO, Sueli. Dispositivo de racialidade: a construção do outro como não ser como fundamento do ser. Rio de Janeiro: Zahar, 2023.

DELA-SILVA. Silmara. Análise do discurso: uma introdução. Silmara Dela-Silva [et al.]. Niterói: Eduff, 2022.

MAINGUENEAU, D. Novas tendências em Análise do discurso. 3ª ed. Trad.: Freda Indursky. Campinas, SP. Pontes: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1997.

MODESTO, Rogério. Interpelação ideológica e tensão racial: efeitos de um grito.

Disponível em: Revista Littera Online, nº 17, 2018 (124 a 145).

MODESTO, R. Os discursos racializados. Revista da Abralin, v. 20, n.2, p 1-19, 2021.

NOGUEIRA, Sidnei. Intolerância religiosa. São Paulo: Pólen, 2020, 160pp. (Coleção Feminismos Plurais).

OLIVEIRA, M, D. A religião mais negra do Brasil: por que os negros fazem opção pelo petencostalismo? Viçosa, MG: Ultimato, 2015.

ORLANDI, Eni. O discurso religioso. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. Campinas, SP: Fontes, 1987.

ORLANDI, Eni. A casa e a rua: uma relação política e social. In.: Discurso e análise: sujeito, sentido e ideologia. Campinas, SP: Pontes, 2012.

PÊCHEUX, Michel. Foi “propaganda” mesmo que você disse? [1979] In: Análise de discurso. Textos escolhidos por Eni Puccinelli Orlandi. Campinas: Ed. Pontes, 2011, p.73-92.

PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação ao óbvio [1975] 1988. Tradução: Eni Orlandi. 5ª ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2008.

PEREIRA, N, E; SILVA, D, R. A discriminação racial a partir da associação humana ao macaco. Revista de Gênero, sexualidade e Direito, v. 2, n.1, p 125-145, 2015.

PONDÉ, Luiz Felipe. Pondé questiona apropriação cultural: “Um branco que pratica o candomblé tá fazendo isso? Disponível em: https://www.youtube.com/shorts/zMY625HytP0. Acesso em: 1 jun. 2025.

RIBEIRO, B. Cenas enunciativas da divisão do cotidiano: discursos religiosos em conflito no espaço urbano. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, p. 125. 2024.

RIO, João do Rio. As religiões do Rio. Rio de Janeiro: José Olympio, 2015.

ROSTIROLA, J. Café com Deus pai: porções diárias de renovação. São Paulo: Editora Vida, 2022.

SIMAS, L, A. Umbandas: Uma história do Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2021.

SOUZA, N, S. Entrevista de Neusa Santos Souza ao Programa Espelho. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=eugWGvhG48o. Acesso em: 1 jun. 2025.

TAUTZ, C. Fé capitalista: como os EUA usaram a religião para combater o comunismo no Brasil. Reportagem publicada pelo The Intercept. Disponível em: https://www.intercept.com.br/2025/04/07/como-os-eua-usaram-a-religiao-para-combater-o-comunismo-no-brasil/ Acesso em: 20 abr. 2025.

Publicado
2025-06-21