AS MARCAS DA EXCLUSÃO: PODER E RESISTÊNCIA NO DISCURSO DOS ALUNOS DO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL, CAMPUS AQUIDAUANA

  • Daniele Lucena Santos
  • Juvenal Brito Cezarino Junior IFMS
Palavras-chave: Exclusão. Resistência. Análise do Discurso.

Resumo

Nos últimos anos, constatamos que a escola tem vivido inúmeras crises e que uma delas é o alto índice de problemas relacionados à socialização dos alunos, em especial no que se refere à atualização de práticas discursivas que excluem e estereotipam os sujeitos. Diante desse cenário, nosso trabalho tem o objetivo de identificar as marcas de exclusão que se presentificam no discurso dos alunos do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IF), campus de Aquidauana, e analisar como o sujeito pode ser um agenciador de modos de violência simbólica, atualizando práticas discursivas excludentes. Por meio do método arqueogenealógico de Foucault (2008) e a partir arcabouço teórico da Análise do Discurso de origem francesa (AD), traçando um viés com os Estudos Culturalistas, observamos, portanto, que os sentidos e os discursos de exclusão e de normatização do sujeito não são inéditos, ou seja, no fio histórico são apenas (re)atualizados na sociedade.

Biografia do Autor

Daniele Lucena Santos
Pós-graduanda no curso de Especialização em Docência para a Educação Técnica e Profissional, lato sensu, no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, campus Aquidauana
Juvenal Brito Cezarino Junior, IFMS
Docente no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, campus Aquidauana. Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, campus Campo Grande. Orientador da pesquisa

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Seção
ENSINO DE LÍNGUAS, SEMIÓTICA, SEMÂNTICA, SINTAXE - ARTIGOS