AS MARCAS DA EXCLUSÃO: PODER E RESISTÊNCIA NO DISCURSO DOS ALUNOS DO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL, CAMPUS AQUIDAUANA
Resumo
Nos últimos anos, constatamos que a escola tem vivido inúmeras crises e que uma delas é o alto índice de problemas relacionados à socialização dos alunos, em especial no que se refere à atualização de práticas discursivas que excluem e estereotipam os sujeitos. Diante desse cenário, nosso trabalho tem o objetivo de identificar as marcas de exclusão que se presentificam no discurso dos alunos do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IF), campus de Aquidauana, e analisar como o sujeito pode ser um agenciador de modos de violência simbólica, atualizando práticas discursivas excludentes. Por meio do método arqueogenealógico de Foucault (2008) e a partir arcabouço teórico da Análise do Discurso de origem francesa (AD), traçando um viés com os Estudos Culturalistas, observamos, portanto, que os sentidos e os discursos de exclusão e de normatização do sujeito não são inéditos, ou seja, no fio histórico são apenas (re)atualizados na sociedade.Referências
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