A ve(o)z do povo surdo: do historicismo à história cultural

  • Carlos Roberto de Oliveira Lima Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Câmpus do Pantanal - CPAN
  • Fabiano Quadros Rückert Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Câmpus do Pantanal - CPAN
Palavras-chave: Surdos, Educação de Surdos, História Cultural.

Resumo

Esse artigo tem por objetivo pontuar os períodos que as pessoas Surdas percorreram dentro da história da humanidade, desde a pré-história até os dias atuais, e os modelos de educação que foram empregados na tentativa de educa-los e tirá-los da condição de seres sem alma e sem voz ativa nos sistemas de sociedade dos períodos iniciais. A partir de levantamentos bibliográficos, serão apresentadas as três fases da história dos Surdos - Revelação Cultural; Isolamento Cultural e Despertar Cultural - e seus pontos marcantes para as transformações na forma de pensar de cada época. Para entendermos melhor tais mudanças, o resgate histórico se faz necessário, pois através do mesmo é possível reconstruir e verificar a evolução de um povo que hoje está caminhando para a independência linguística. Conclui-se que estas propostas estruturais das fases históricas do povo surdo trazem à tona elementos comprobatórios de que o Surdo é autor de uma história, que pode ser contada não pelo viés do colonizador, mas do próprio colonizado que permaneceu em resistência.

Biografia do Autor

Carlos Roberto de Oliveira Lima, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Câmpus do Pantanal - CPAN
Tradutor Intérprete de Língua de Sinais e Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul campus do Pantanal (Cpan). Possui formação em Tecnologia em Logística - Anhanguera Educacional (2014) e Exame de Proficiência - PROLIBRAS - em Tradução e Interpretação da Língua Brasileira de Sinais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015).
Fabiano Quadros Rückert, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Câmpus do Pantanal - CPAN
Em 2015 conclui o Doutorado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Nesta mesma instituição cursei Licenciatura Plena e Mestrado em História. No decorrer da graduação participei de pesquisas na área de relações interculturais e iniciei trabalhos com a metodologia da História Oral; posteriormente, ingressei na linha temática das Ideias e Movimentos Sociais na América Latina pesquisando o imaginário e as representações da Guerra Fria no contexto latino-americano. No Mestrado em História, cursado durante o biênio 2005-2006, desenvolvi uma pesquisa inserida no campo da História Ambiental, enfatizando a dimensão cultural e política do movimento ambientalista brasileiro. No período de 2013 a 2015, trabalhei como Editor da Revista Latino-Americana de História (RLAH) e como Coordenador do GT de História Ambiental da ANPUH-RS. Com o auxilio da CAPES, realizei intercâmbio na Universidad Nacional del Centro de la Província de Buenos Aires (UNICEN) e na Universidad de Jaén - España, ambos durante o curso de Doutorado. Em 2016, ingressei como Professor Adjunto no quadro de Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS),Campus Pantanal, onde leciono no Curso de Licenciatura em História e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Atualmente sou membro do Diretório de Pesquisa História, Água e Meio Ambiente.

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Publicado
2020-03-30