Letramento crítico na plataforma Kahoot: a ferramenta quiz
Resumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar um recorte de análise da plataforma Kahoot, como parte de um corpus maior que leva em conta seu (não) propiciamento para a construção de pedagogias críticas no ensino de língua inglesa. O trabalho está sustentado na perspectiva teórica do letramento crítico, critical literacy education (JANKS, 2013), a partir da qual foram analisados dois jogos do tipo quiz, um dos que compõem a estrutura da Kahoot, filtrados pelo nome da escritora contemporânea Chimamanda Ngozi Adichie – reconhecida por sua luta frente às causas sociais, como o preconceito, o racismo e o papel da mulher na sociedade. Desse modo, foi possível direcionar o olhar para a aprendizagem baseada nos letramentos críticos, alinhado à reconfiguração da concepção educacional baseada em modelos individualistas de leitura e escrita, de forma a integrar os aspectos culturais, as teorias do discurso, as práticas textuais e uma pedagogia crítica da sala de aula (LUKE, 1997). Buscou-se também levantar reflexões sobre o uso de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) na educação, voltadas para o propiciamento - affordance (MCLOUGHLIN; LEE, 2007) e o uso de recursos digitais. Identificou-se, então, que as affordances dos jogos, por si só, são limitadas para o desenvolvimento do letramento crítico, pois, apesar da temática tender à criticidade, suas atividades são ainda restritas à decodificação da língua. Isso ilustra o aspecto mercadológico do ensino de língua inglesa, enquanto ferramenta tecnológica propiciada pela globalização, nos termos da gamificação de ambientes de aprendizagem.Referências
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