A literatura infantil no processo de alfabetização para educando na pré-escola e 1º ciclo do ensino fundamental de Aquidauana-MS: concepções e práticas

  • Alessandra Ferreira da Conceição Rodrigues Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Caroline Pereira de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Literatura infantil, Leitura, Alfabetização

Resumo

Este estudo ressalta a importância da literatura infantil no processo de alfabetização dos educandos na pré-escola e sérias iniciais do Ensino Fundamental. Resultado de uma pesquisa bibliográfica de caráter descritivo efetuada com uma abordagem qualitativa por meio de questionários aplicados aos docentes, o artigo busca confirmar a presença e uso da literatura infantil no processo de alfabetização de educandos da pré-escola e séries iniciais do ensino fundamental de escolas municipais de Aquidauana-MS, bem como evidencia as diversas formas de trabalho pedagógico baseado na literatura infantil utilizado por educadores locais. Utilizando-se de fontes bibliográficas de autores relacionados ao tema como Zilberman & Lajolo (1988), Cunha (2003), Coelho (1991), Faria (2008), entre outros, empreende-se que o uso da literatura infantil no início do ensino fundamental é uma ferramenta indispensável no processo de alfabetização e letramento uma vez que proporciona o aprimoramento da personalidade, da criatividade e imaginação da criança. Na análise de dados, pode-se afirmar o quanto a literatura infantil é valorizada e empregada por docentes no processo de desenvolvimento cognitivo das crianças do município.

Biografia do Autor

Alessandra Ferreira da Conceição Rodrigues, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Graduanda em Letras - Português/Literatura no câmpus de Aquidauana da UFMS.
Caroline Pereira de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Professora do curso de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no câmpus de Aquidauana.

Referências

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Publicado
2020-03-30