A literatura infantil no processo de alfabetização para educando na pré-escola e 1º ciclo do ensino fundamental de Aquidauana-MS: concepções e práticas
Resumo
Este estudo ressalta a importância da literatura infantil no processo de alfabetização dos educandos na pré-escola e sérias iniciais do Ensino Fundamental. Resultado de uma pesquisa bibliográfica de caráter descritivo efetuada com uma abordagem qualitativa por meio de questionários aplicados aos docentes, o artigo busca confirmar a presença e uso da literatura infantil no processo de alfabetização de educandos da pré-escola e séries iniciais do ensino fundamental de escolas municipais de Aquidauana-MS, bem como evidencia as diversas formas de trabalho pedagógico baseado na literatura infantil utilizado por educadores locais. Utilizando-se de fontes bibliográficas de autores relacionados ao tema como Zilberman & Lajolo (1988), Cunha (2003), Coelho (1991), Faria (2008), entre outros, empreende-se que o uso da literatura infantil no início do ensino fundamental é uma ferramenta indispensável no processo de alfabetização e letramento uma vez que proporciona o aprimoramento da personalidade, da criatividade e imaginação da criança. Na análise de dados, pode-se afirmar o quanto a literatura infantil é valorizada e empregada por docentes no processo de desenvolvimento cognitivo das crianças do município.Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Brasília: Resolução CNE/CEB nº 7/2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb007_10.pdf. Acesso em: 15 jun. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file. Acesso em: 15 jun. 2019.
BARROS, Paula Rúbia Pelloso Duarte. A contribuição da literatura infantil no processo de aquisição de leitura. UNISALESIANO, Lins, 2013. Disponível em: http://www.unisalesiano.edu.br/biblioteca/monografias/56015.pdf. Acesso em: 10 jun. 2019.
CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura infantil – Teoria e Prática.18. ed. São Paulo: Àtica, 2003.
COELHO, Nelly Novaes. Panorama histórico da literatura infantil juvenil. São Paulo: Ática, 1991.
COSTA, Karina da; MONTIEL, José Maria; BARTHOLOMEU, Daniel; MURGO, Camélia Santina; CAMPOS, Nathalia Rodrigues. Percepção do suporte familiar e desempenho em leitura e escrita de crianças do Ensino Fundamental. Revista da Associação Brasileira de Psicopedagogia, Pinheiros, v. 33, ed. 101, p. 154-163, 2016.
FARIA, Maria Alice. Como usar a literatura infantil na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2008.
LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Um Brasil para crianças: para conhecer a literatura infantil brasileira. 3. ed. São Paulo: Global, 1988.
OLIVEIRA, Maria Alexandre de. Leitura prazer: interação participativa da criança com a literatura infantil na escola. 4. ed. São Paulo: Paulinas, 1996.
REIS, Mariana Pereira dos; TORRES, Eneida Pena Pereira; COSTA, Beethoven Hortencio Rodrigues da. Infância, escola e literatura infantil: livro para criança não precisa ser educativo. Revista da Associação Brasileira de Psicopedagogia, Pinheiros, v. 33, ed. 101, p. 184-195, 2016.
SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n. 25, p.5-17, abril 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a01.pdf. Acesso em: 21 out. 2019.
ZILBERMAN, Regina. A literatura Infantil na escola. 3. ed. São Paulo: Global, 1983.
Copyright (c) 2020 Revista Primeira Escrita
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
a) permitem a reprodução total dos textos, desde que se mencione a fonte.
b) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional;
c) autorizam licenciar a obra com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
d) responsabilizam-se pelas informações e pesquisas apresentadas nos textos a serem publicados na Revista Primeira Escrita, eximindo a revista de qualquer responsabilidade legal sobre as opiniões, ideias e conceitos emitidos em seus textos;
e) comprometem-se em informar sobre a originalidade do trabalho, garantindo à editora-chefe que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), quer seja no formato impresso ou no eletrônico;
f) autorizam à Revista Primeira Escrita efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão normativo da língua e apresentarem o padrão de publicação científica, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores;
g) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.