A literatura infantil no processo de alfabetização para educando na pré-escola e 1º ciclo do ensino fundamental de Aquidauana-MS: concepções e práticas

  • Alessandra Ferreira da Conceição Rodrigues Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Caroline Pereira de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Literatura infantil, Leitura, Alfabetização

Resumo

Este estudo ressalta a importância da literatura infantil no processo de alfabetização dos educandos na pré-escola e sérias iniciais do Ensino Fundamental. Resultado de uma pesquisa bibliográfica de caráter descritivo efetuada com uma abordagem qualitativa por meio de questionários aplicados aos docentes, o artigo busca confirmar a presença e uso da literatura infantil no processo de alfabetização de educandos da pré-escola e séries iniciais do ensino fundamental de escolas municipais de Aquidauana-MS, bem como evidencia as diversas formas de trabalho pedagógico baseado na literatura infantil utilizado por educadores locais. Utilizando-se de fontes bibliográficas de autores relacionados ao tema como Zilberman & Lajolo (1988), Cunha (2003), Coelho (1991), Faria (2008), entre outros, empreende-se que o uso da literatura infantil no início do ensino fundamental é uma ferramenta indispensável no processo de alfabetização e letramento uma vez que proporciona o aprimoramento da personalidade, da criatividade e imaginação da criança. Na análise de dados, pode-se afirmar o quanto a literatura infantil é valorizada e empregada por docentes no processo de desenvolvimento cognitivo das crianças do município.

Biografia do Autor

Alessandra Ferreira da Conceição Rodrigues, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Graduanda em Letras - Português/Literatura no câmpus de Aquidauana da UFMS.
Caroline Pereira de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Professora do curso de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no câmpus de Aquidauana.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Brasília: Resolução CNE/CEB nº 7/2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb007_10.pdf. Acesso em: 15 jun. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file. Acesso em: 15 jun. 2019.

BARROS, Paula Rúbia Pelloso Duarte. A contribuição da literatura infantil no processo de aquisição de leitura. UNISALESIANO, Lins, 2013. Disponível em: http://www.unisalesiano.edu.br/biblioteca/monografias/56015.pdf. Acesso em: 10 jun. 2019.

CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura infantil – Teoria e Prática.18. ed. São Paulo: Àtica, 2003.

COELHO, Nelly Novaes. Panorama histórico da literatura infantil juvenil. São Paulo: Ática, 1991.

COSTA, Karina da; MONTIEL, José Maria; BARTHOLOMEU, Daniel; MURGO, Camélia Santina; CAMPOS, Nathalia Rodrigues. Percepção do suporte familiar e desempenho em leitura e escrita de crianças do Ensino Fundamental. Revista da Associação Brasileira de Psicopedagogia, Pinheiros, v. 33, ed. 101, p. 154-163, 2016.

FARIA, Maria Alice. Como usar a literatura infantil na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2008.

LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Um Brasil para crianças: para conhecer a literatura infantil brasileira. 3. ed. São Paulo: Global, 1988.

OLIVEIRA, Maria Alexandre de. Leitura prazer: interação participativa da criança com a literatura infantil na escola. 4. ed. São Paulo: Paulinas, 1996.

REIS, Mariana Pereira dos; TORRES, Eneida Pena Pereira; COSTA, Beethoven Hortencio Rodrigues da. Infância, escola e literatura infantil: livro para criança não precisa ser educativo. Revista da Associação Brasileira de Psicopedagogia, Pinheiros, v. 33, ed. 101, p. 184-195, 2016.

SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n. 25, p.5-17, abril 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a01.pdf. Acesso em: 21 out. 2019.

ZILBERMAN, Regina. A literatura Infantil na escola. 3. ed. São Paulo: Global, 1983.

Publicado
2020-03-30
Seção
EDIÇÃO ESPECIAL - II SELLIAQ (SEMINÁRIO NACIONAL DE LÍNGUAS E LINGUAGENS DA UFMS/CPAQ)