Preconceito e surdez: uma análise a partir do videodocumentário “Sou surda e não sabia!”, de Igor Ochronowicz (2009)

  • Anderson Guilherme Correa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Surdo, Preconceito, Sociedade

Resumo

Este estudo consiste em uma análise acerca de preconceitos experienciados e narrados pelos surdos na sociedade majoritariamente ouvinte. Com base nos teóricos dos Estudos Surdos, trata-se de uma discussão das manifestações de preconceito presentes no videodocumentário francês “Sou surda e não sabia!”, de Igor Ochronowicz (2009). Por este estudo pode se constatar que o surdo, costumeiramente, tem sido representado por diversos preconceitos e estereotipias, assim, tem sido tratado como doente, incapaz, com exclusão, privações e obstáculos sociais desde a infância e com imposições atreladas ao ouvintismo – protetização e oralização obrigatória, por exemplo. Destaca-se, pois, a necessidade de conscientização/sensibilização dos ouvintes no sentido de se estabelecer a inclusão dos surdos na sociedade.

Referências

CROCHÍK, José Leon et al. Inclusão e discriminação na educação escolar. Campinas: Alínea, 2013.

CROCHÍK, José Leon. Preconceito, indivíduo e cultura. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006.

FRONZA, Cátia; MUCK, Gisele. Usando as chaves dos conceitos sobre concepções quanto ao ensino e à aprendizagem de língua por surdos. In: LOPES, Maura. (Org.). Cultura surda e Libras. São Leopoldo: Unisinos, 2012, p. 78-107.

GESSER, Audrei. Libras? Que língua é essa? crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola, 2009.

GIORDANI, Liliane. Educação de surdos: práticas de letramento e de significação. In: LOPES, Maura. (Org.). Cultura surda e Libras. São Leopoldo: Unisinos, 2012, p. 108-137.

GUEDES, Betina. Educação de surdos: percursos históricos. In: LOPES, Maura (Org.). Cultura surda e Libras. São Leopoldo: Unisinos, 2012, p. 11-27.

LOPES, Maura. Escola bilíngue para surdos. In: LOPES, Maura (Org.). Cultura surda e Libras. São Leopoldo: Unisinos, 2012, p. 235-251.

LOPES, Maura. Surdez e Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

QUADROS, Ronice. O ‘BI’ em bilinguismo na educação de surdos. In: FERNANDES, Eulália. (Org.). Surdez e bilinguismo. Porto Alegre: Mediação, 2008, p. 27-37.

QUADROS, Ronice; KARNOPP, Lodenir. Língua de Sinais Brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.

SOU surda e não sabia. Direção de Igor Ochronowicz. França: Point du Jour Production, 2009. (1h 09min 26s). Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=Vw364_Oi4xc> Acesso em: 04 jun. 2019.

THOMA, Adriana. Representações sobre os surdos, comunidades, cultura e movimento surdo. In: LOPES, Maura (Org.). Cultura surda e Libras. São Leopoldo: Unisinos, 2012, p. 154-180.

Publicado
2020-03-30
Seção
EDIÇÃO ESPECIAL - II SELLIAQ (SEMINÁRIO NACIONAL DE LÍNGUAS E LINGUAGENS DA UFMS/CPAQ)