O QUE EU PRECISO SABER PARA ENSINAR MATEMÁTICA NO INÍCIO DA ESCOLARIZAÇÃO?": CONECTANDO INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E MATEMÁTICA

  • Amanda Correia Cidreira Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campus de Naviraí
  • Paloma Serpa de Oliveira Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campus de Naviraí
  • Ana Carolina Faustino Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campus de Naviraí
Palavras-chave: Educação Matemática, Formação de Professores, PIBID

Resumo

RESUMO

 

Este trabalho busca investigar as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Pedagogia da UFMS/CPNV para a formação dos futuros professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, será analisado como as atividades desenvolvidas no PIBID possibilitam a mobilização de três tipos de conhecimento: conhecimento do conteúdo específico, conhecimento pedagógico e o conhecimento curricular. O professor constrói e reelabora conhecimentos que ele  mesmo utiliza em seu cotidiano, atuando como agente de seu próprio desenvolvimento (PONTE, 1994; NACARATO; PAIVA, 2006), como futuros professores que estão em constante formação. As atividades do PIBID do curso de Pedagogia da UFMS/CPNV foram organizadas de modo a promover a interação entre a universidade e escola em um trabalho colaborativo que engloba a discussão teórica e curricular pautada na Educação Matemática entre professoras supervisoras, professora orientadora e acadêmicos do curso de Pedagogia, na construção de atividades pedagógicas que contribuam para o processo de ensino aprendizagem de matemática na sala de aula.de atitudes e a ampliação do repertório didático-pedagógico do professor no seu início de carreira, possibilitando que ele aborde a matemática de forma lúdica. A produção de dados foi realizada por meio de reuniões  semanais  que ocorreram na UFMS/CPNV, na sala do PIBID, com base em textos da área de Educação Matemática, em que foram discutidos as características do sistema de numeração decimal, função dos jogos, brincadeiras e da literatura infantil na alfabetização  matemática. Posteriormente, a cada uma destas reuniões, as atividades foram desenvolvidas em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental e uma do Jardim II da Educação Infantil.  Assim, os dados foram obtidos por meio de fotos, vídeos , e relatórios. A elaboração de cada atividade desenvolvida tanto no  1º ano do Ensino Fundamental e do Jardim II  contou com o intermédio da orientação da coordenadora do PIBID, e as professoras supervisoras das salas que foram desenvolvidas as atividades. Durante as reuniões do PIBID do curso de Pedagogia UFMS/CPNV busca-se estudar  a teoria a partir da leitura de textos  da área de Educação Matemática selecionados pela professora coordenadora, e também,  a proposta de uma atividade prática que é vivenciada pelos acadêmicos e,  que posteriormente, é desenvolvida nas salas de aula com as crianças. Os resultados evidenciam que o PIBID contribui para a formação do professor  de matemática  com relação a base de conhecimentos necessários para o ensino, o conhecimento específico, conhecimento pedagógico do conteúdo e conhecimento curricular. Além disso, ocorre a identificação com a carreira docente durante o período de participação uma vez que é possível estudar profundamente a teoria e desenvolve-la na prática. O futuro professor torna-se capaz de ter pleno domínio de conteúdos específicos da matemática e aprende como ensinar esses conteúdos desenvolvendo atividades que trabalhem à matemática por meio da ludicidade na Educação Infantil  e nos anos iniciais.

 

Referências

Referências:

AMARAL, Elenir Honório do, PALMA, Rute Cristina Domingos. Sistema de numeração decimal: conhecimentos profissionais e práticas escolares de professores do 2º e 3º ano do 1º ciclo do ensino fundamental. 2017. 201 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2015.

PONTE, João Pedro da. O desenvolvimento profissional do professor de matemática. revista Educação e Matemática, p. 9-20, 1994.

NACARATO, Adair Mendes; PAIVA, Maria Auxiliadora Vilela. A formação do professor que ensina matemática: estudos e perspectivas a partir das investigações realizadas pelos pesquisadores do GT 7 da SBEM. A formação do professor que ensina matemática: perspectivas e pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica, p. 7-26, 2006.

Publicado
2019-09-15