Um olhar sobre a personagem, o antecampo e a cinefilia em "Santiago" (2007), de João Moreira Salles

Palavras-chave: documentário, ensaio, antecampo, cinefilia

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão sobre as relações estabelecidas de modo ensaístico entre memórias, histórias e imagens de imagens de arquivo no documentário Santiago, lançado no Brasil em 2007 pelo cineasta carioca João Moreira Salles. Ao trazer para o primeiro plano da análise fílmica a construção cinematográfica da personagem que dá nome ao filme, o recurso às formas do antecampo na montagem e o caráter cinéfilo da obra, este texto lança um olhar sobre aspectos pouco discutidos do documentário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, Inácio. Salles usa mordomo como espelho e faz um ótimo filme sobre si mesmo. Folha de São Paulo Ilustrada. São Paulo, 24 de agosto de 2007. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq2408200709.htm. Último acesso em 13 out. 2021.
AUMONT, Jacques. O olho interminável: cinema e pintura. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.
BAECQUE, Antoine de. Cinefilia: invenção de um olhar, história de uma cultura, 1944- 1968. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
BRASIL, André. Formas do antecampo: performatividade no documentário brasileiro contemporâneo. Famecos, Porto Alegre, v. 20, n. 3, pp. 578-602, set/dez. 2013a.
______. Mise-en-abyme da cultura: a exposição do “antecampo” em Pi’õnhitsi e Mokoi Tekoá Petei Jeguatá. Significação, v. 40, nº 40, 2013b, p. 245-267.
CAETANO, Daniel. [Sem título]. Revista Contracampo. s/d. Disponível em: http://www.contracampo.com.br/88/critsantiago.htm. Último acesso em 16 dez. 2021.
CALIL, Carlos Augusto. O tofu de Ozu. Cinema, Ilustríssima, Folha de S. Paulo, São Paulo, 1 ago. 2010. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrissima/il0108201006.htm. Último acesso em 27 mar. 2020.
COELHO, Marcelo. Eles não usavam Rolex. Folha de São Paulo, 17 out. 2007. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1710200725.htm. Último acesso 17 dez. 2021.
CONLEY, Tom. Cartographic cinema. University Of Minnesota Press: Minnesota, 2007. Disponível em: ebookcentral.proquest.com. Último acesso em 14 jan. 2021.

DAMATTA, Roberto. A casa & a rua: espaço, cidadania, mulher e morte no Brasil. 5ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1997.
DAVIS, Fred. Nostalgia, Identity and the Current Nostalgia Wave, Journal of Popular Culture, 11:2 (1997: Fall).
DELEUZE, Gilles. Cinema II: A imagem-tempo. São Paulo, SP: Brasiliense, 2009.
DIB, André. Abraccine organiza ranking dos 100 melhores filmes brasileiros. Abraccine, 27 nov. 2015. Disponível em: https://abraccine.org/2015/11/27/abraccine-organiza-ranking-dos-100-melhores-filmes-brasileiros/. Último acesso em 14 dez. 2021.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Remontagens do tempo sofrido. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018.
DIELEKE, Edgardo; NOUZEILLES, Gabriel A. The Spiral of the Snail: Searching for the Documentary – An Interview with Joao Moreira Salles, Journal of Latin American Cultural Studies: Travesia, 2008, 17:2, 139-153.
DOANE, Mary Ann. A voz no cinema: a articulação de corpo e espaço. In: XAVIER, Ismail (Org.). A experiência do cinema: antologia. Rio de Janeiro: Edições Graal: Embrafilme, 1983. p. 456-475.
FELDMAN, Ilana. “O êxito do fracasso: notas sobre o documentário brasileiro contemporâneo / The Success of Failure: notes on contemporary Brazilian cinema”. In: BRASIL, André (Org.) Teia 2002 – 2012. Belo Horizonte: Teia, 2012 (edição bilíngue português-inglês), p.289-305.
______. “Santiago” sob suspeita. Trópico, 29, 2007. Disponível em: https://www.academia.edu/30938255/_Santiago_sob_suspeita_Tr%C3%B3pico_2007. Último acesso em 21 mar. 2022.
FINCO, Henrique. Imagem tensa e performance como testemunho em filmes documentários no Brasil. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Literatura. Florianópolis, SC, 2012.
FREUD, Sigmund. A Interpretação dos Sonhos (1900). Obras Completas. Vol. 4. Trad. Paulo César de Souza. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
______. “O inconsciente (1915)”. In: Introdução ao narcisismo, ensaios de metapsicologia e outros textos (1914-1916). Obras Completas. Vol. 12. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
LIMA, Lorena F. As entrevistas nas reportagens e nos documentários de João Moreira Salles. Monografia (Graduação em Comunicação Social/Jornalismo). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
LÍSIAS, Ricardo. A poética da pedrada. Revista Continente, ed. 207, mar. 2018. Disponível em: https://www.revistacontinente.com.br/edicoes/207/a-poetica-da-pedrada. Último acesso em 9 mar. 2020.
LOURENÇO, Júlio César. Imagens da elite: a trajetória do Documentalista João Moreira Salles dentro do Campo Cinematográfico Brasileiro (1987-2007). Tese (Doutorado em Sociologia) – UFPR, Curitiba, 2016.
MAGALHÃES, Luiz Antonio Mousinho; SILVA, Suéllen Rodrigues Ramos da. Leituras de Santiago a partir da crítica cinematográfica. Rebeca, Socine, ano 4, ed. 8, jul-dez, 2015.
MATTOS, Carlos Alberto. Documentário contemporâneo. In: RAMOS, Fernão Pessoa; SCHVARZMAN, Sheila. (Org.). Nova História do Cinema Brasileiro. V. 2. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2018. p. 474-513.
NAGIB, Lúcia. Realist Cinema as World Cinema: Non-cinema, Intermemdial Passages, Total Cinema. Amsterdam:Amsterdam University Press, 2020.
PRIOSTE, Marcelo Vieira. De Santiago a Roma: uma mirada patronal no Cinema Latino-Americano. Anais Digitais Socine, 2019. Disponível em: https://associado.socine.org.br/anais/2019/18310/marcelo_vieira_prioste/de_santiago_a_roma_uma_mirada_patronal_no_cinema_latino_americano. Último acesso em 27 ago. 2020.
RAMOS, Fernão Pessoa. A mise-en-scène do documentário: Eduardo Coutinho e João Moreira Salles. Rebeca, Socine, ano 1, n. 1, 2012, p. 16-53.
RANCIÈRE, Jacques. Courts voyages au pays du Peuple. Paris, Seuil, 1990.
______. Nas Margens do Político. Trad. V. Brito e J. P. Cachopo, Lisboa, KKYM, 2014.
SALLES, João Moreira. A dificuldade do documentário. In: O imaginário e poético nas ciências sociais. Bauru: EDUSC, 2005, p. 67-70.
______. Entrevista com João Moreira Salles. [Entrevista concedida a] Silvana Arantes. Folha de São Paulo, 13 ago. 2007a. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc1308200714.htm. Último acesso em 01 fev. 2021.
______. “O real como metáfora do mundo”. [Entrevista cedida a] O POVO. O Povo, 22 jan. 2018. Disponível em: https://www.opovo.com.br/noticias/fortaleza/2018/01/leia-na-integra-a-entrevista-com-o-cineasta-joao-moreira-salles.html. Último acesso em 30 dez. 2021.
______. Prefácio. In: DA-RIN, Sílvio. Espelho Partido: Tradição e Transformação do Documentário. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2004.
______. Prefácio. In: LINS, Consuelo. O documentário de Eduardo Coutinho: televisão, cinema e vídeo. 2ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007b. p. 7-10.
SILVEIRA, Juliana Panini. Santiago (João Moreira Salles, 2007). Rua, 14 ago. 2008. Disponível em: https://www.rua.ufscar.br/santiago-joao-moreira-salles-2007/. Último acesso em 17 dez. 2021.
STAM, Robert; SHOHAT, Ella. Crítica da Imagem Eurocêntrica. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.
XAVIER, Ismail. Entrevista concedida a Eugênio Puppo e Arthur Autran. In: PUPPO, Eugênio (Org.). Catálogo da mostra A Montagem no Cinema realizada no Centro Cultural Banco do Brasil, 2006. p. 37-40.
Publicado
2022-12-16
Como Citar
PIASSI, V. Um olhar sobre a personagem, o antecampo e a cinefilia em "Santiago" (2007), de João Moreira Salles. albuquerque: revista de história, v. 14, n. 28, p. 157-179, 16 dez. 2022.