Pensar a América Latina – Cultura, Arte, Intelectuais e Meios de Comunicação

(Apresentação)

  • Mara Burkhart Universidad de Buenos Aires
  • Iza Debohra Godoi Sepúlveda Universidade Federal de Mato Grosso
Palavras-chave: América Latina, Brasil, Argentina, Cultura, Meios de Comunicação

Resumo

O presente dossiê propõe reúne artigos que abordam a circulação de ideias de grupos vinculados aos campos das artes, letras, ciências e política na América Latina a partir de discussões que circundaram o debate de projetos nacionais, com ênfase na atuação em diversos meios de comunicação, como jornais, revistas, televisão e rádio. Com isso, aqui propomos uma reflexão ao largo do século XX, durante períodos autoritários (seja em momentos ditatoriais, seja em momentos de tensão na implantação de projetos nacionais em momentos de estabilidade democrática.) no qual artistas e intelectuais latino-americanos conceberam projetos e construíram redes de sociabilidade pensando uma ação anti-hegemônica. Assim reunimos trabalhos que debatem a realidade latina por pesquisadores de toda a América Latina, sobretudo brasileiros e argentinos. Do ponto de vista teórico-metodológico, este dossiê  se debruça na História Social da Cultura, situando os espaços de atuação construídos por diversos agentes a partir de projetos que buscaram alternativas para as tradições autoritárias e imperialistas presentes até agora nos Estados-nacionais. Tal reflexão nos parece salutar para repensar os campos de disputa e concepção do que é a construção do ser latino-americano, qual o papel do nosso continente nas redes intelectuais e artísticas, na proposição de projetos que dialogaram com as particularidades sociais do nosso espaço geográfico, da atuação nas brechas, das negociações e de como é crucial retomar à luz do século XXI outras formas de pensar os projetos nacionais e as discussões de ideias que resultaram na tradição intelectual de esquerda latino-americana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mara Burkhart , Universidad de Buenos Aires

Professora da Universidad de Buenos Aires, investigadora adjunta do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET). Currículo disponível em: https://www.conicet.gov.ar/new_scp/detalle.php?keywords=&id=34464&datos_academicos=yes e Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3197-7458.

Iza Debohra Godoi Sepúlveda, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutoranda e Mestre em História pela Universidade Federal de Mato Grosso, programa de pós graduação em História, campus Cuiabá. Pesquisou sobre História e Teatro em regimes autoritários, em especial o regime de Getúlio Vargas. Atualmente estuda teledramaturgia de Dias Gomes na ditadura civil-militar. Membro do Grupo de Pesquisa GEPEHLC. Atuou como Professora substituta no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do estado de Mato Grosso e foi professora contratada na Universidade do Estado de Mato Grosso, onde ministrou as disciplinas de Estágio Supervisionado, Brasil Contemporâneo e Didática.

Referências

VIEIRA, Thaís Leão. Allegro ma non tropo: ambiguidades do riso na dramaturgia de Oduvaldo Vianna Filho. São Paulo: Edições Verona, 2013.
AMARAL, Aracy A. Textos do Trópico de Capricórnio: Circuitos de arte na América Latina e no Brasil. Editora 34, 2006.
VIEIRA, Thaís Leão. Vianinha no Centro Popular de Cultura (CPC da UNE): nacionalismo e militância política em “Brasil: versão brasileira”(1962). São Paulo:Edições Verona, 2018.
CARIAS, Thales Biguinatti. COMO LER UM CÂNONE? OU DE ESCRITAS SOBRE ALENCAR QUE APAGAM SUAS AMBIGUIDADES. Fato & Versões-Revista de História, v. 9, n. 17, 2017.
SANTOS, Lidia. Kitsch tropical: los medios en la literatura y el arte de América Latina. Kitsch tropical, p. 0-0, 2004.
URBINA CÁRDENAS, Jesús Ernesto; OVALLES RODRÍGUEZ, Gustavo Adolfo. Teoría de las representaciones sociales. Una aproximación al estado del arte en América Latina. Psicogente, v. 21, n. 40, p. 495-517, 2018.
SILVA, Robson Pereira da. Ney Matogrosso... Para Além do Bustiê:: Performances da Contraviolência na Obra Bandido (1976-1977). Curitiba: Editora Appris, 2020.
Burkart, M. (2011). De Caras y Caretas a Hum®: a imprensa de humor gráfico na Argentina do século XX. Revista USP, (88), 26-37.
BURKART, Mara Elisa. La prensa de humor político en Argentina. De El Mosquito a Tía Vicenta. Question/Cuestión, v. 1, n. 15, 2007.
Publicado
2024-01-30
Como Citar
BURKHART , M.; SEPÚLVEDA, I. D. G. Pensar a América Latina – Cultura, Arte, Intelectuais e Meios de Comunicação. albuquerque: revista de história, v. 15, n. 30, p. 10-14, 30 jan. 2024.