Aproximações teórico-metodológicas entre a perspectiva enunciativo-discursiva e a gramática do design visual

as metafunções comunicativas e o ensino dos gêneros multissemióticos

Palavras-chave: gramática do design visual, multissemiose, metafunção comunicativa, ensino de língua portuguesa

Resumo

Neste trabalho visamos uma compreensão dos gêneros multissemióticos, em especial o que envolve imagem e palavra, a partir de elementos teórico-metodológicos da gramática do design visual (GDV) de Kress e van Leeuwen (2006), buscando mostrar de como a GDV está em consonância com as bases metodológicas enunciativo-discursiva encontradas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de 2017.). Ao final, propusemos uma análise de um exercício didático para explorar tais potencialidades da GDV.

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Biografia do Autor

Peterson José de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Brasil

Possui graduação em Licenciatura em Língua e Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Uberlândia (2000) e Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia (2005). Em 2010, iniciou curso de Doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia, tese a ser defendida brevemente (fevereiro de 2015).Trabalhou em vários colégios da rede privada de Uberlândia e região, ensinando Literatura, Língua Portuguesa e História da Arte. Foi professor do Instituto Vigotski de Educação e Cultura - Colégio Nacional - durante o período de 2000 a 2013. 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4424176374837628

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Publicado
2024-08-12
Como Citar
OLIVEIRA, P. J. DE. Aproximações teórico-metodológicas entre a perspectiva enunciativo-discursiva e a gramática do design visual. Albuquerque (online), v. 16, n. 31, p. 36-60, 12 ago. 2024.