Aproximações teórico-metodológicas entre a perspectiva enunciativo-discursiva e a gramática do design visual

as metafunções comunicativas e o ensino dos gêneros multissemióticos

Resumen

En este trabajo pretendemos comprender los géneros multisemióticos, especialmente aquellos que involucran imagen y palabra, a partir de elementos teórico-metodológicos de la gramática del diseño visual (GDV) de Kress y van Leeuwen (2006), buscando mostrar cómo la GDV está en línea con las bases metodológicas enunciativo-discursivas encontradas en la Base Curricular Común Nacional (BNCC), 2017.). Al final, propusimos el análisis de un ejercicio didáctico para explorar dicho potencial de GDV.

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Peterson José de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Brasil

Possui graduação em Licenciatura em Língua e Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Uberlândia (2000) e Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia (2005). Em 2010, iniciou curso de Doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia, tese a ser defendida brevemente (fevereiro de 2015).Trabalhou em vários colégios da rede privada de Uberlândia e região, ensinando Literatura, Língua Portuguesa e História da Arte. Foi professor do Instituto Vigotski de Educação e Cultura - Colégio Nacional - durante o período de 2000 a 2013. 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4424176374837628

Citas

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 3. ed. Tradução Maria Ermentina G. Ferreira. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2000.

BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral. 2. ed. Tradução Eduardo Guimarães et al. Revisão técnica Eduardo Guimarães. Campinas: Pontes, 2006. v. 2.

BRANCO, Emerson Pereira; BRANCO, Alessandra Batista de Godoi; IWASSE, Lilian Fávaro Algrâncio; ZANATTA, Shalimar Calegari. BNCC: a quem interessa o ensino de competências e habilidades? Debates em Educação, Maceió, v. 11, n. 25, p. 155-171, 2019. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7505. Acesso em: 21 abr. 2024. DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n25p155-171

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 21 abr. 2024.

CASTILHO, Ataliba Teixeira de. Gramática do português brasileiro. São Paulo, 2014.

DIAS, Jaciluz; FERREIRA, Helena Maria; SILVA, Natany Avelar. Diretrizes para a formação de professores no trabalho com a leitura: dos PCN à BNCC. Moara, Belém, n. 51, p. 10-31, 2019. DOI: https://doi.org/10.18542/moara.v1i51.7328

FLORES, Valdir; TEIXEIRA, Marlene. Introdução à linguística da enunciação. São Paulo: Contexto, 2005.

GADET, Françoise; HAK, Tony (org.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Tradução Bethania Mariani et al. Campinas: Editora da Unicamp, 1993.

HALLIDAY, Michael; HASAN, Ruqaiya. Language, context and text: aspects of language in a social-semiotic perspective. Oxford: Oxford University Press, 1991.

HALLIDAY, Michael; MATHIESSEN, Chrsitian. Un introduction to a functional grammar. 3. ed. Londres: Arnold/Hodder Headline Group, 2004.

KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Reading images: the grammar of visual design. 2. ed. Nova Iorque: Routledge, 2006. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203619728

KRESS, Gunther; JEWITT, Carey; OGBORN, Jon; TSATSARELIS, Charalampos. Multimodal teaching and learning: the rhetorics of science classroom. Nova Iorque: Continuum, 2001.

NEVES, Maria Helena de Moura. Texto e gramática. São Paulo: Editora Contexto, 2013.

NEVES, Maria Helena de Moura. A gramática passada a limpo: conceitos, análises e parâmetros. São Paulo: Parábola, 2012.

OLIVEIRA, Peterson José de. Desafios para uma abordagem efetivamente multimodal dos gêneros discursivos em livros didáticos de Língua Portuguesa. Albuquerque: Revista de História, Aquidauana, v. 13, n. 26, p. 138-159, 28 dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.46401/ardh.2021.v13.14477

ORMUNDO, Wilton; SINISCALCHI, Cristiane. Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem. São Paulo: Moderna, 2017. v. 6.

SAVIANI, Dermeval. Educação escolar, currículo e sociedade: o problema da Base Nacional Comum Curricular. Movimento: Revista de Educação, Niterói, ano 3, n. 4, p. 54-84, 2016. Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32575. Acesso em: 21 abr. 2024. DOI: https://doi.org/10.22409/movimento2016.v0i4.a20909

SOUZA, Edson Rosa Francisco; PENHAVEL, Eduardo; CINTRA, Marcos Rogério (org.). Linguística textual: interfaces e delimitações. São Paulo: Cortez, 2016.

Publicado
2024-08-12
Cómo citar
OLIVEIRA, P. J. DE. Aproximações teórico-metodológicas entre a perspectiva enunciativo-discursiva e a gramática do design visual. Albuquerque (online), v. 16, n. 31, p. 36-60, 12 ago. 2024.