Entre Abelardos e Manoéis

ditadura, exploração e censura em “O rei da vela”, de Oswald de Andrade

  • Marcio Luiz Carreri Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
  • Francislaine Aparecida Carvalho Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Resumen

Escrita em 1933, a obra O Rei da Vela, de Oswald de Andrade, ganha os palcos três décadas depois, através do Teatro Oficina e serve de plano de fundo para demonstrar elementos e práticas comuns na sociedade brasileira ao longo da história. Por meio da apresentação e análise de elementos de criação da obra dialogando com o contexto de repressão e discursos autoritários em que foi encenada a peça, apresenta-se o cenário antidemocrático e nefasto de censura e exploração existente no período da ditadura civil-militar instituída a partir do golpe de 1964, em especial, no ambiente cultural e artístico. Assim, pretende-se compreender o contexto e imaginário da sociedade da época, permeado valores morais que serviram de incentivo para a “aceitação” das atrocidades cometidas pelos governos militares sob o pretexto de manutenção de instituições “sagradas” e de preservação do país diante da ameaça comunista.

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Biografía del autor/a

Marcio Luiz Carreri, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professor da Universidade Estadual do Norte do Paraná. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2681050167644343.
Francislaine Aparecida Carvalho, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
Graduada em Letras/Literatura e em História pela Universidade Estadual do Norte do Paraná. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9373692399154813.  

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Publicado
2016-06-30
Cómo citar
CARRERI, M. L.; CARVALHO, F. A. Entre Abelardos e Manoéis. Albuquerque (online), v. 8, n. 15, p. 174-189, 30 jun. 2016.
Sección
Dossiê: História Política