As cidades no neorrealismo italiano: ressignificações do espaço urbano

  • Mauricio de Medeiros Caleiro Universidade Federal Fluminense (UFF), Brasil
Palavras-chave: neorrealismo italiano, espaço urbano, representação, teoria histórica do cinema

Resumo

O artigo se propõe a examinar como o espaço urbano é representado em três filmes clássicos do neorrealismo italiano, combinando análise fílmica, Teoria Histórica do Cinema e e o conceito bakhtiano de cronotopia. Em produções que assumidamente privilegiam questões sociais, feitos no contexto das propostas estético-narrativas de um dos principais movimentos cinematográficos contra-hegemônicos da história do cinema, objetiva-se investigar que papel têm as cidades, e com quais significações.

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Biografia do Autor

Mauricio de Medeiros Caleiro, Universidade Federal Fluminense (UFF), Brasil

É Doutor em Comunicação e Mestre em Comunicação, Imagem e Informação pela Universidade Federal Fluminense, além de Master of Arts em Film Studies pela University of Iowa (EUA). Graduou-se em Comunicação Social, com Bacharelado em Cinema (1999) e em Jornalismo (2001), ambos pela UFF. Trabalha desde 2001 como jornalista profissional, com publicações nas revistas Ideia na Cabeça, Caros Amigos, Observatório da Imprensa, além do blog Cinema & Outras Artes, do qual foi editor responsável entre 2009 e 2015. Atualmente, pesquisa as relações entre mídia digital, política e ideologia.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6334293393460056

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Publicado
2025-03-05
Como Citar
CALEIRO, M. DE M. As cidades no neorrealismo italiano: ressignificações do espaço urbano. Albuquerque (online), v. 16, n. 32, p. 103-126, 5 mar. 2025.