O lugar dos indígenas no ensino de história

descobrimento, invasão ou conquista, o que se perdeu nesse processo?

  • Elisangela Castedo Maria do Nascimento Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Indígena, ensino de história, invasão, conquista

Resumo

Os objetivos dessa pesquisa foram: a) refletir o lugar do indígena na história do Brasil que ainda ensina o “descobrimento” e não invasão, como mostram os fatos; b) discutir como a educação escolar foi usada, para conquistar os indígenas por meio da imposição de outra língua, outros costumes, outra cultura e as perdas que houve nesse processo. Justifica-se a pesquisa baseada nos autores que defendem outra visão sobre “descobrimento”, visto que já existiam pessoas habitando esta terra. A pesquisa é de cunho qualitativo, com utilização da revisão de literatura. Para o desenvolvimento do trabalho baseamo-nos nos seguintes referenciais teóricos: Cunha (1995); Freire (2004); Gomes e Rocha (2016), entre outros que discutem a conquista por meio da educação escolar e as perdas decorridas nesse processo.

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Biografia do Autor

Elisangela Castedo Maria do Nascimento, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Biologia, especialista em Manejo de Recursos Naturais e Getão Escolar, mestre em Ensino de Ciências, doutoranda em Educação, professora da Licenciatura Intercultural Indígena - UFMS.

icone_lattes.png Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4184849077262985

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Publicado
2020-05-04
Como Citar
NASCIMENTO, E. C. M. DO. O lugar dos indígenas no ensino de história. albuquerque: revista de história, v. 11, n. 22, p. 166-181, 4 maio 2020.