RACIAL DEMOCRACY, ELITE AND THE RECEPTION OF BLACK ORPHEUS

Keywords: Black Orpheus; Racial Democracy; Cultural Industry; Favela.

Abstract

The research in question seeks to understand how the film Black Orpheus, in all its variations, impacted brazilian society in positive and negative ways. The work in the theatrical and cinematographic version received positive and negative reviews and brought a plural representation of what we see as the idea of ​​Brazil. In this article we will understand, through the concepts of racial democracy and cultural elite, how Orpheus was able to cause ambiguity in social debates.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Juliana Mendes, Universidade Federal do Maranhão

Graduada em Ciências Sociais (Bacharelado) pela Universidade Estadual do Maranhão (2022); Mestranda em Cultura e Sociedade pelo Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFMA; Foi bolsista de extensão PIBEX/UEMA (2016-2017); Trabalhou como monitor do curso de Licenciatura Intercultural para a Educação Básica Indígena - FORMAPROIND/2016 - UEMA (2016-2018); Atualmente envolvida com a pesquisa acerca do Cinema Brasileiro e atuante na produção audiovisual para cinema. Membro do Grupo de Pesquisa em Teoria da Afetividade na Idade Moderna, Filosofia das Psicologias e das Psicanálises.

Arnaldo Vieira Sousa, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (2010), mestrado em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (2013) e doutorado em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (2020). Atualmente é professor titular - Unidade de Ensino Superior Dom Bosco e sócio - Macieira, Nunes, Zagallo e Advogados Associados. Tem experiência na área de História, com ênfase em Teoria e Filosofia da História, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos, teoria do direito, justiça de transição, literatura e direito, assessoria jurídica popular e direito à saúde.

Flávio Luiz de Castro Freitas, Universidade Federal do Maranhão

Doutorado e Pós-Doutorado em Filosofia com área de concentração em Estrutura e Gênese do Conceito de Subjetividade pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), cuja linha de pesquisa é a subjetividade na filosofia da psicologia e da psicanálise, com estágio sanduíche pela Université Paris 1 - Panthéon Sorbonne. Além disso, é professor efetivo adjunto no Departamento de Filosofia e professor permanente do Programa de Pós-Graduação (nível mestrado e doutorado) Interdisciplinar em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Membro do Conselho Editorial da Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade - RICS. Membro do Conselho Editorial da Editora da Universidade Federal do Maranhão - Edufma. Membro do comitê PIBIC da área de Ciências Humanas da Universidade Federal do Maranhão. Membro da comissão de acompanhamento da pós-graduação e internacionalização - CAPGI da Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Membro do Fórum Maranhense em Defesa da Filosofia. Também é líder do Grupo de Pesquisa em Teoria da Afetividade na Idade Moderna, Filosofia das Psicologias e das Psicanálises - CNPq e é membro integrante do GT Deleuze e Guattari- Anpof. Atualmente é Bolsista Produtividade da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - FAPEMA e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade - PPGCULT e do Núcleo de Humanidades da Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Contemplado com o edital universal para pesquisa (2018 - 2021) pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - FAPEMA. Contemplado com o edital de Apoio para a realização de eventos científicos - AREC 2021 pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - FAPEMA. Contemplado com o edital universal para pesquisa (2022 - 2024) pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - FAPEMA. E contemplado pelo EDITAL FAPEMA N 23/2022 APOIO À REALIZAÇÃO DE EVENTOS CIENTÍFICOS, TECNOLÓGICOS E DE INOVAÇÃO. Atuando principalmente nos seguintes temas: pensamento, tempo, consciência, inconsciente, paixões, afetos e subjetividade.

References

Livros
BERNARDET, Jean-Claude. Brasil em tempo de cinema. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1967.
BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. São Paulo, Bertrand Brasil, 2006.
CAIAFA, Janice. A pesquisa etnográfica. In: Ensaios e etnografias: Aventura das cidades. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2007.
FREIRE-MEDEIROS, Bianca. O Rio de Janeiro que Hollywood inventou. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.
LAPLANTINE, François. A descrição etnográfica. São Paulo: Terceira Margem, 2004.
MORAES, Vinícius. Soneto de Corifeu. In: Livro de Sonetos. Rio de Janeiro, RJ: Editora Sabiá, 1957.
NAGIB, Lúcia. O paraíso negro. In: A utopia do cinema brasileiro. São Paulo, Cosac Naify, 2006.
SALEM, Helena. Nelson Pereira dos Santos. O sonho possível do cinema brasileiro. Rio de Janeiro: Editora Record, 1996.

Artigos Em Periódicos Acadêmicos
BENTES, Ivana. Sertões e favelas no cinema brasileiro contemporâneo: estética e cosmética da fome. Revista Alceu. Rio de Janeiro, 07-12/2007. P. 242-255.
DIAS, Fabiana Quintana. CARRASCO, Ney. Da ideia à criação de Vinicius de Moraes: uma análise da música original da peça “Orfeu da Conceição” (1956). Revista Cientifica/FAP, Curitiba, v.7, p. 99‐118, jan./jun. 2011.
FLÉCHET, Anaïs. Um mito exótico? A recepção crítica de Orfeu Negro de Marcel Camus (1959-2008). São Paulo: Significação/USP – SP. Nº 32, 2009, p. 42-95.

Dissertações e Teses
CUNHA, Maryanne Seabra Teixeira da. Imagens e representações etnográficas do Rio de Janeiro: um estudo sobre os filmes Orfeu Negro (1959), de Marcel Camus e Orfeu (1999), de Cacá Diegues. Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Rio de Janeiro, 2014.
OLIVEIRA, Maria Claudete de Souza. Presenças de Orfeu. 2006. Tese (Doutorado em Letras) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo. 2006.

Textos Em Jornais E Revistas
DIEGUES, Cacá. Pela vitória do amor e da arte. In : Cancioneiro Vinicius de Moraes. Orfeu. Jobim Music. p. 17-20. Rio de Janeiro, 2003.
LESSA, Elsie. O “Orfeu” de Vinícius. Jornal O Globo, Rio de Janeiro, 03 out. 1956. Matutina, Geral, p.1.
__________. Orfeu Negro. Jornal O Globo, Rio de Janeiro, 17 jun. 1959. Matutina, Geral, p.1.
MARIA, Antonio. Orfeu. Jornal O Globo, Rio de Janeiro, 27 set. 1956. Matutina, Geral, p.2.
_____________. Opiniões. Jornal O Globo, Rio de Janeiro, 03 out. 1956. Matutina, Geral, p.2.

Citações Extraídas Da Internet
GILLESPIE Dizzy. To Be or Not… to Bop. Da Capo Press. New York, 1985.
MORAES, Vinícius. Cancioneiro Vinícius de Moraes. Orfeu, songbook/músicas de Antonio Carlos Jobim & Vinícius de Moraes. Rio de Janeiro: Jobim Music, 2003.
MURILO, Claudio. A música de Orfeu da Conceição. Correio da Manhã em 6 de outubro de 1956. Acesso em 07 de março de 2024.
Published
2024-08-12
How to Cite
MENDES, J.; VIEIRA SOUSA, A.; CASTRO FREITAS, F. L. DE. RACIAL DEMOCRACY, ELITE AND THE RECEPTION OF BLACK ORPHEUS. albuquerque: journal of history, v. 16, n. 31, p. 101-122, 12 Aug. 2024.