Democracia racial, elite e a recepção de Orfeu Negro

Palavras-chave: Orfeu Negro; Democracia Racial; Indústria Cultural; Favela.

Resumo

A pesquisa em questão busca compreender como a obra Orfeu Negro, em todas as suas variações impactou a sociedade brasileira em âmbitos positivos e negativos. A obra na versão teatral e cinematográfica recebeu críticas positivas e negativas e trouxe uma representação plural a respeito do que se tem como ideia de Brasil. Nesse artigo compreenderemos através dos conceitos de democracia racial e elite cultural como Orfeu foi capaz de causar uma ambiguidade nos debates sociais.

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Biografia do Autor

Juliana Mendes, Universidade Federal do Maranhão

Graduada em Ciências Sociais (Bacharelado) pela Universidade Estadual do Maranhão (2022); Mestranda em Cultura e Sociedade pelo Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFMA; Foi bolsista de extensão PIBEX/UEMA (2016-2017); Trabalhou como monitor do curso de Licenciatura Intercultural para a Educação Básica Indígena - FORMAPROIND/2016 - UEMA (2016-2018); Atualmente envolvida com a pesquisa acerca do Cinema Brasileiro e atuante na produção audiovisual para cinema. Membro do Grupo de Pesquisa em Teoria da Afetividade na Idade Moderna, Filosofia das Psicologias e das Psicanálises.

Arnaldo Vieira Sousa, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (2010), mestrado em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (2013) e doutorado em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (2020). Atualmente é professor titular - Unidade de Ensino Superior Dom Bosco e sócio - Macieira, Nunes, Zagallo e Advogados Associados. Tem experiência na área de História, com ênfase em Teoria e Filosofia da História, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos, teoria do direito, justiça de transição, literatura e direito, assessoria jurídica popular e direito à saúde.

Flávio Luiz de Castro Freitas, Universidade Federal do Maranhão

Doutorado e Pós-Doutorado em Filosofia com área de concentração em Estrutura e Gênese do Conceito de Subjetividade pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), cuja linha de pesquisa é a subjetividade na filosofia da psicologia e da psicanálise, com estágio sanduíche pela Université Paris 1 - Panthéon Sorbonne. Além disso, é professor efetivo adjunto no Departamento de Filosofia e professor permanente do Programa de Pós-Graduação (nível mestrado e doutorado) Interdisciplinar em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Membro do Conselho Editorial da Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade - RICS. Membro do Conselho Editorial da Editora da Universidade Federal do Maranhão - Edufma. Membro do comitê PIBIC da área de Ciências Humanas da Universidade Federal do Maranhão. Membro da comissão de acompanhamento da pós-graduação e internacionalização - CAPGI da Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Membro do Fórum Maranhense em Defesa da Filosofia. Também é líder do Grupo de Pesquisa em Teoria da Afetividade na Idade Moderna, Filosofia das Psicologias e das Psicanálises - CNPq e é membro integrante do GT Deleuze e Guattari- Anpof. Atualmente é Bolsista Produtividade da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - FAPEMA e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade - PPGCULT e do Núcleo de Humanidades da Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Contemplado com o edital universal para pesquisa (2018 - 2021) pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - FAPEMA. Contemplado com o edital de Apoio para a realização de eventos científicos - AREC 2021 pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - FAPEMA. Contemplado com o edital universal para pesquisa (2022 - 2024) pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - FAPEMA. E contemplado pelo EDITAL FAPEMA N 23/2022 APOIO À REALIZAÇÃO DE EVENTOS CIENTÍFICOS, TECNOLÓGICOS E DE INOVAÇÃO. Atuando principalmente nos seguintes temas: pensamento, tempo, consciência, inconsciente, paixões, afetos e subjetividade.

Referências

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Publicado
2024-08-12
Como Citar
MENDES, J.; VIEIRA SOUSA, A.; CASTRO FREITAS, F. L. DE. Democracia racial, elite e a recepção de Orfeu Negro. albuquerque: revista de história, v. 16, n. 31, p. 101-122, 12 ago. 2024.