Midiatização, representações, violência
paradoxos das experiências lgbt no Brasil contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.46401/ajh.2015.v7.2899Palavras-chave:
performances de gênero, midiatização, representaçõesResumo
No presente artigo busco construir um aspecto que tenho considerado relevante para compreendermos as experiências da população formada por Transgêneros, lésbicas, bissexuais e gays na história recente e presente do Brasil, qual seja, o paradoxo da visibilidade/midiatização e permanência da violência. A escolha nesta oportunidade é por considerar a manutenção da violência em suas diversas formas, a manutenção de redes de sociabilidade e encontros eróticos e a midiatização/representação dos/sobre a população lgbt, apontando, finalmente, para a necessidade de ruptura com a cultura hegemônica heteronormativa e mantenedora do binarismo de gênero.
Downloads
Referências
NUNAN, Adriana. Homossexualidade: do preconceito aos padrões de consumo. Rio de Janeiro: Caravansarai, 2003.
MOTT, Luiz; CERQUEIRA, Marcelo & ALMEIDA, Cláudia. O crime anti-homossexual no Brasil. Salvador: Grupo Gay da Bahia, 2002.
SILVA, Fernanda Nascimento da. Bicha (nem tão) má: representações da homossexualidade na novela Amor à Vida. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015. Disponível em http://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/7112/1/000467545-Texto%2bCompleto-0.pdf, consultado em 12 de dezembro de 2016.
ERIBON, Didier. Reflexões sobre a questão gay. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2008.
GREEN, James Naylor. Além do carnaval – a homossexualidade no Brasil no século XX. São Paulo: Editora da Unesp, 2000.
TREVISAN, João Silvério. Devassos no paraíso – a homossexualidade no Brasil, da colônia à atualidade. 3 ed. rev. amp. São Paulo: Record, 2000.
HEE, Carlos. Trem fantasma. São Paulo: Mandarim, 2002.
RIBEIRO, Irineu Ramos. A TV no armário – a identidade gay nos programas e telejornais brasileiros. São Paulo: Edições GLS, 2010.
ALVES, Vida. Televisão Brasileira: o primeiro beijo e outras curiosidades. Jundiaí: In House, 2014.
PERET, Luiz Eduardo Neves. Do armário à tela global: a representação social da homossexualidade na telenovela brasileira. Dissertação (Mestrado em Comunicação), Faculdade de Comunicação Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
MORENO, Antônio. A personagem homossexual no cinema brasileiro. Rio de Janeiro: Funarte/Eduff, 2001.
COSTA, Jurandir Freire. A inocência e o vício – estudos sobre o homoerotismo. 3 ed. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994.
CAPUCHO, Luís. Cinema Orly. Rio de Janeiro: Interlúdio, 1999.
BIER, Alexandre Luís Schultz. Sobre cinemas e vídeo-locadoras pornôs, províncias de outros corpos e outros significados. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social), Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.
VALE, Alexandre Fleming Câmara. No escurinho do cinema: cenas de um público implícito. São Paulo/Fortaleza: Annablume/Secretaria de Cultura e Desporto do Estado do Ceará, 2000.
MÍCCOLIS, Leila & DANIEL, Herbert. Jacarés e Lobisomens – dois ensaios sobre a homossexualidade. Rio de Janeiro: Achimé, 1983.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são todos cedidos à revista. As opinições e pontos de vista presentes nos artigos são de responsabilidade de seus/suas autores/as e não representam, necessariamente, as posições e visões de Albuquerque: revista de Estudos Culturais.

1.png)









