A caracterização dos saberes a ensinar aritmética a partir das finalidades do curso primário na Escola de Aprendizes Artífices
Resumo
As Escolas de Aprendizes Artífices (EAAs), apresentam-se como uma rede de ensino profissional, criadas na Primeira República, com uma forma escolar e propósito dicotômico de formação: geral e profissional. Esta forma escolar sistematiza e estrutura o seu ensino sobre saberes formalizados, decorrente de um movimento de objetivação. Esta comunicação, tem como objetivo apresentar o movimento de caracterização dos saberes a ensinar aritmética a partir das finalidades do curso primário das EAAs. São utilizados como ferramental teórico metodológico os estudos de Vicent,, Lahire e Thin (2001) e Hofstetter e Schneuwly (2017) para captar a organização, estruturação e as finalidades dos saberes em torno do ensino de aritmética indicados nos decretos federais, que regulamentam e normatizam as escolas, e dos relatórios ministeriais e de direção que descrevem a sua gestão. O estudo mostra que há uma transformação dos propósitos do ensino da aritmética ao longo do tempo: inicialmente uma aritmética voltada aos rudimentos do contar para uma aritmética profissional relacionada aos ofícios.
Referências
Cunha, L. A.. (2000) O ensino de ofício nos primórdios da industrialização. São Paulo: Editora UNESP.
Fonseca, C. S.. (1986) História do ensino industrial. Rio de Janeiro: SENAI, v.1.
Hofstetter, R. & Schneuwly, B. (2017) Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: Hofstetter, R. Valente, W. R. (Org.). Saberes em (trans) formação: tema central a formação de professores. 1 ed. São Paulo: Editora da Física, p. 113 - 172.
Queluz, G. L.. (2000) Concepções de Ensino Técnico na República Velha (1909 – 1930). Curitiba: CEFET-PR.
Valente, W. R.. (2016) Les enjeux da pesquisa em história da educação matemática nos anos iniciais escolares. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 16, p. 271 - 299.
Vincent, G.; Lahire, B. & Thin, D.. (2001) Sobre a história e a teoria da forma escolar. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 33, jun, p. 7- 47.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado