A caracterização dos saberes a ensinar aritmética a partir das finalidades do curso primário na Escola de Aprendizes Artífices

Cleber Schaefer Barbaresco, David Antonio da Costa

Resumo


As Escolas de Aprendizes Artífices (EAAs), apresentam-se como uma rede de ensino profissional, criadas na Primeira República, com uma forma escolar e propósito dicotômico de formação: geral e profissional. Esta forma escolar sistematiza e estrutura o seu ensino sobre saberes formalizados, decorrente de um movimento de objetivação. Esta comunicação, tem como objetivo apresentar o movimento de caracterização dos saberes a ensinar aritmética a partir das finalidades do curso primário das EAAs.  São utilizados como ferramental teórico metodológico os estudos de Vicent,, Lahire e Thin (2001) e Hofstetter e Schneuwly (2017) para captar a organização, estruturação e as finalidades dos saberes em torno do ensino de aritmética indicados nos decretos federais, que regulamentam e normatizam as escolas, e dos relatórios ministeriais e de direção que descrevem a sua gestão. O estudo mostra que há uma transformação dos propósitos do ensino da aritmética ao longo do tempo: inicialmente uma aritmética voltada aos rudimentos do contar para uma aritmética profissional relacionada aos ofícios.


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Referências


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Hofstetter, R. & Schneuwly, B. (2017) Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: Hofstetter, R. Valente, W. R. (Org.). Saberes em (trans) formação: tema central a formação de professores. 1 ed. São Paulo: Editora da Física, p. 113 - 172.

Queluz, G. L.. (2000) Concepções de Ensino Técnico na República Velha (1909 – 1930). Curitiba: CEFET-PR.

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Vincent, G.; Lahire, B. & Thin, D.. (2001) Sobre a história e a teoria da forma escolar. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 33, jun, p. 7- 47.


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