A matemática no Currículo dos Cursos Comerciais da Reforma Campos

  • Sergio Candido de Gouveia Neto Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • Cristiane Talita Gromann de Gouveia Instituto Federal de Rondônia - Campus de Vilhena

Resumo

Esta comunicação tem a seguinte questão norteadora: quais interesses permearam a elaboração do currículo dos cursos comerciais da Reforma Campos? Que relações os livros didáticos de Matemática Comercial Financeira apresentavam em relação às disciplinas de matemática dos cursos comerciais? Para responder a esses e outros questionamentos, o presente texto tem como objetivo analisar algumas relações que permearam a elaboração do currículo de matemática dos cursos comerciais da Reforma Campos, bem como, compreender como compreender o papel dos livros Matemática Comercial e Financeira na relação do currículo. Como referencial teórico-metodológico foi utilizado as concepções sobre currículo de Goodson (1995) e as funções do livro didático de Choppin (2004).Os resultados apontam que o currículo de matemática dos cursos comerciais foram baseados nas ideias de Rodolpho Baptista de São Thiago, professor da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) e da Escola Politécnica (Poli).

Biografia do Autor

Sergio Candido de Gouveia Neto, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professor da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Brasil. E-mail: sergio.gouveia@unir.br.

Cristiane Talita Gromann de Gouveia, Instituto Federal de Rondônia - Campus de Vilhena

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professora do Instituto Federal de Rondônia – Campus de Vilhena, Brasil. E-mail: thalita_hehe@hotmail.com

Referências

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Publicado
2020-10-25
Como Citar
Gouveia Neto, S. C. de, & Gromann de Gouveia, C. T. (2020). A matemática no Currículo dos Cursos Comerciais da Reforma Campos. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (5), 1-6. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/11104
Seção
Sessões Coordenadas