Ensino de Matemática na Escola Estadual Barão de Ceará-Mirim: alguns apontamentos

  • Gustavo Lucas Silva da Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Liliane dos Santos Gutierre Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

Apresentamos parte de uma pesquisa de mestrado que tem como objetivo descrever o ensino de Matemática na Escola Estadual Barão de Ceará-Mirim, no Rio Grande do Norte (1950 a 1971). A pesquisa é qualitativa utilizando-se de procedimentos metodológicos, como: análise documental, pesquisa de campo e entrevistas semiestruturadas. Quanto às fontes, faremos uso de documentos oficiais, materiais didáticos, jornais e depoimentos de pessoas que vivenciaram o contexto analisado. Os documentos serão analisados á luz da teoria de Le Goff (1994). Lançamos mão da História Cultural (Chartier, 1990). Sobre disciplinas escolares, recorremos a Chervel (1990), e como forma de compreender a Cultura Escolar como objeto histórico à Julia (2001). O estudo segue em execução, não sendo possível apresentar resultados. Até essa etapa, já selecionamos uma série de materiais didáticos e contatamos potenciais depoentes que se mostraram dispostos a colaborar.

Biografia do Autor

Gustavo Lucas Silva da Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestrando vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGECM/UFRN). E-mail: gustavolucasts@gmail.com.

Liliane dos Santos Gutierre, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Pós-Doutora pela UNESP/Rio Claro, Professora do departamento de Matemática da UFRN e orientadora desse estudo. E-mail: lilianegutierre@gmail.com.

Referências

Chartier, R. (1990). A História cultural: entre práticas e representações. Trad. De Maria Manuella Galhardo. Lisboa: Difel.

Chervel, A. (1990). História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria e educação, n. 2.

Flick, U. (2009). Introdução à pesquisa qualitativa. 3 Edição. Porto Alegre: Artmed.

Garnica, A. & Souza, L. (2012). Elementos de História da Educação Matemática. São Paulo: Cultura Acadêmica.

Gil, A. (2002). Como elaborar Projeto de Pesquisa / 4.ed – São Paulo: atlas.

Julia, D. (2001). A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 1, p. 9-43.

Le Goff, J. (1994). História e memória. 4 ed. Campinas. Ed. Unicamp.

Valente, W. (org.). (2014). História da Educação Matemática no Brasil: Problemáticas de pesquisas, fontes, referências teórico–metodológicas e históricas elaboradas – São Paulo: Editora Livraria da Física.

Publicado
2020-10-26
Como Citar
Silva da Costa, G. L., & Gutierre, L. dos S. (2020). Ensino de Matemática na Escola Estadual Barão de Ceará-Mirim: alguns apontamentos. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática - ISSN 2596-3228, (5), 1-5. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/11147
Seção
Sessões Coordenadas