O PIBID de Matemática da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte: um olhar para a formação docente
Resumo
O presente trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado que está sendo realizada junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, vinculado a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Nosso objetivo é registrar uma história acerca das ações que foram realizadas no PIBID-Matemática da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), no período de2009 a2018. Este estudo encontra-se numa abordagem qualitativa, na perspectiva da História Cultural (Chartier, 1990). Para tanto, realizamos entrevistas, sendo elas, semi-estruturadas (Laville & Dionne, 1999), com alguns sujeitos que participaram do referido Programa. Frente a isto, mostraremos parte da narrativa da primeira coordenadora de área, cuja fala trouxe informações relevantes, entre elas: a importância de trabalhar com recursos didáticos pedagógicos; a autoestima e confiança adquirida pelos bolsistas licenciandos; a escolha em ser professor e a contribuição do PIBID ao referido curso.
Palavras-chave: PIBID; Ensino de Matemática; Formação de Professores; Laboratório de Ensino de Matemática.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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