O PIBID de Matemática da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte: um olhar para a formação docente

  • Anelândia Maria da Conceição Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Liliane dos Santos Gutierre Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

O presente trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado que está sendo realizada junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, vinculado a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Nosso objetivo é registrar uma história acerca das ações que foram realizadas no PIBID-Matemática da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), no período de2009 a2018. Este estudo encontra-se numa abordagem qualitativa, na perspectiva da História Cultural (Chartier, 1990). Para tanto, realizamos entrevistas, sendo elas, semi-estruturadas (Laville & Dionne, 1999), com alguns sujeitos que participaram do referido Programa. Frente a isto, mostraremos parte da narrativa da primeira coordenadora de área, cuja fala trouxe informações relevantes, entre elas: a importância de trabalhar com recursos didáticos pedagógicos; a autoestima e confiança adquirida pelos bolsistas licenciandos; a escolha em ser professor e a contribuição do PIBID ao referido curso.

Palavras-chave: PIBID; Ensino de Matemática; Formação de Professores; Laboratório de Ensino de Matemática.

Publicado
2019-04-25
Como Citar
Silva, A. M. da C., & Gutierre, L. dos S. (2019). O PIBID de Matemática da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte: um olhar para a formação docente. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (4). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6313
Seção
Sessões Coordenadas