Theobaldo Miranda Santos e os saberes para ensinar geometria no ensino primário (1946 - 1971)

  • Aline Suemi Moroto Universidade federal de Mato Grosso do Sul
  • Edilene Simões Costa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

Esta é uma pesquisa em andamento realizada sob orientação da Profª Drª Edilene Simões Costa no mestrado em Educação Matemática da UFMS (Universidade Federal de mato Grosso do Sul). O trabalho segue a linha da História, Filosofia e Educação Matemática e tem como objetivo compreender como os saberes para ensinar geometria são representados em dois manuais pedagógicos do professor Theobaldo Miranda Santos. Tomamos como fontes documentação oficial e dois livros de Santos, que foram publicados entre 1946 e 1971. A investigação sobre a produção desses trabalhos é feita considerando-se a perspectiva da História Cultural e os conceitos de saberes a ensinar e saberes para ensinar (Hofstetter, Schneuwly; 2017) e de Cultura Escolar (Julia, 2001). Observamos que os manuais pedagógicos e a legislação vigente foram fontes que orientaram a formação do professor do ensino primário e constituíram alguns dos seus saberes profissionais.

Biografia do Autor

Aline Suemi Moroto, Universidade federal de Mato Grosso do Sul

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática (PPGEduMat) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Brasil. E-mail: aline_suemi@hotmail.com.

Edilene Simões Costa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade de Brasília (UnB), Professora do Instituto de Matemática, PPGEduMat, da UFMS, Brasil. E-mail: edilenesc@gmail.com.

Referências

Almeida Filho, O. J. (2008). A estratégia da produção e circulação católica do projeto editorial das coleções de Theobaldo Miranda Santos: (1945-1971). (Tese de Doutorado em Educação). São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Decreto-lei nº 8.529, de 2 de janeiro de 1946 (1946). Decreta a Lei Orgânica do Ensino Primário.

Decreto-lei nº 8.530, de 2 de janeiro de 1946 (1946). Decreta a Lei Orgânica do Ensino Normal.

Hofstetter, R. & Valente, W. R. (2017) Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física.

Santos, T. M. (1960). Noções de Didática Especial. São Paulo: Companhia Editora Nacional.

Santos, T. M. (1962). Noções de Metodologia do Ensino Primário. São Paulo: Companhia Editora Nacional.

Publicado
2020-10-25
Como Citar
Moroto, A. S., & Costa, E. S. (2020). Theobaldo Miranda Santos e os saberes para ensinar geometria no ensino primário (1946 - 1971). Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (5), 1-5. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/11232
Seção
Sessões Coordenadas