Theobaldo Miranda Santos e os saberes para ensinar geometria no ensino primário (1946 - 1971)
Resumo
Esta é uma pesquisa em andamento realizada sob orientação da Profª Drª Edilene Simões Costa no mestrado em Educação Matemática da UFMS (Universidade Federal de mato Grosso do Sul). O trabalho segue a linha da História, Filosofia e Educação Matemática e tem como objetivo compreender como os saberes para ensinar geometria são representados em dois manuais pedagógicos do professor Theobaldo Miranda Santos. Tomamos como fontes documentação oficial e dois livros de Santos, que foram publicados entre 1946 e 1971. A investigação sobre a produção desses trabalhos é feita considerando-se a perspectiva da História Cultural e os conceitos de saberes a ensinar e saberes para ensinar (Hofstetter, Schneuwly; 2017) e de Cultura Escolar (Julia, 2001). Observamos que os manuais pedagógicos e a legislação vigente foram fontes que orientaram a formação do professor do ensino primário e constituíram alguns dos seus saberes profissionais.
Referências
Almeida Filho, O. J. (2008). A estratégia da produção e circulação católica do projeto editorial das coleções de Theobaldo Miranda Santos: (1945-1971). (Tese de Doutorado em Educação). São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Decreto-lei nº 8.529, de 2 de janeiro de 1946 (1946). Decreta a Lei Orgânica do Ensino Primário.
Decreto-lei nº 8.530, de 2 de janeiro de 1946 (1946). Decreta a Lei Orgânica do Ensino Normal.
Hofstetter, R. & Valente, W. R. (2017) Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física.
Santos, T. M. (1960). Noções de Didática Especial. São Paulo: Companhia Editora Nacional.
Santos, T. M. (1962). Noções de Metodologia do Ensino Primário. São Paulo: Companhia Editora Nacional.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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