Sessão 1: HISTÓRIA ORAL & EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: INVESTIGAÇÕES COTIDIANAS NO CENTRO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO NAVARRO DE BRITO ENTRE OS ANOS 1968 E 1979 EM VITÓRIA DA CONQUISTA - BAHIA
Resumo
A pesquisa tem por objetivo apresentar, a Educação Matemática e suas possibilidades no campo investigativo do cotidiano do Centro Integrado de Educação Navarro
de Brito (CIENB) entre os anos 1968 e 1979, em Vitória da Conquista, Bahia. Para tanto, os relatos de professores e alunos, do respectivo período, tornaram-se imprescindíveis, visto que a ausência de catalogação da documentação e registros, bem como a incineração das cadernetas e diários, dificultam a reconstrução das ações educacionais. Espera-se, a partir do traçado de um paralelo do cenário Educacional entre o século XX e XXI, contribuir para o estudo das relações em Educação Matemática, os seus efeitos no processo de formação da Educação Conquistense e complexidade de seu funcionamento como parte relevante para a construção da História Regional, organização, conservação e disponibilização de acervos historiográficos para a pesquisa e patrimônio cultural no âmbito da Educação, em especial, a Educação Matemática.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado