Sessão 1: O ENSINO DA ÁLGEBRA EM VITÓRIA DA CONQUISTA DE 1960 A 1970 E O MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA

  • Eliana Almeida Reis Rocha Graduada em Matemática, UESB
  • Claudinei de Camargo Sant’Ana UESB
  • Irani Parolin Santana UESB

Resumo

Este trabalho faz parte de um projeto maior intitulado “O MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NAS ESCOLAS SECUNDÁRIAS DE VITÓRIA DA CONQUISTA: UMA ANÁLISE DO PERÍODO DE 1960 a 1970”, que vem sendo desenvolvido pelo Grupo de Estudo História do Ensino da Matemática em Vitória da Conquista e região, coordenado pelo professor Claudinei de Camargo Sant’Ana, que estuda as influências do Movimento da Matemática Moderna nos ensinos Fundamental e Médio, nas escolas da cidade, nas décadas de 1960 e 1970. Neste contexto, surgem as indagações a partir de leituras sobre o Movimento da Matemática Moderna (MMM) em relação ao ensino da Álgebra, com o objetivo de analisar a influências que o movimento teve sobre o cenário da cidade de Vitória da Conquista, e seus principais objetivos; a forma que os professores inseriram o conteúdo de Álgebra nas suas aulas; como as eram os conteúdos dos livros didáticos e como os alunos se sentiam ao estudarem os mesmos.

Publicado
2022-01-05
Como Citar
Rocha, E. A. R., Sant’Ana, C. de C., & Santana, I. P. (2022). Sessão 1: O ENSINO DA ÁLGEBRA EM VITÓRIA DA CONQUISTA DE 1960 A 1970 E O MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA . Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (1), 1-9. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15068
Seção
Pôster