Sessão 4: NOS DIÁRIOS DE CLASSE E NOS CADERNOS DOS ALUNOS, O SIGNIFICADO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE MATEMÁTICA
Resumo
Ao processo inicial e sistematizado do ensino da linguagem matemática, denominamos alfabetização matemática. Essa alfabetização matemática vem sendo articulada ao processo de alfabetização lingüística e mais recentemente ao letramento. O numeramento ou letramento em matemática pode ser conceituado como o processo de domínio dos conteúdos matemáticos e da sua utilização nas diferentes situações-problema do cotidiano. [...]
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado