Instrução Pública do Paraná de 1901 a 1930: as leis educacionais e as recomendações de utilização do método de ensino intuitivo
Resumo
A partir da leitura de fontes documentais, o texto apresenta de forma sucinta recomendações do Método de Ensino Intuitivo presentes em Documentos Oficiais de Diretores da Instrução Pública do Estado do Paraná, do início dos novecentos até o final da Primeira República. Inicia mostrando a definição de Ensino Primário. Os primeiros sinais de indicação do Método de Ensino Intuitivo são observados a partir do Regulamento da Instrução Pública do Paraná, de 1901. E finaliza com as proposições verificadas no documento “Bases Educativas para a Organização da Nova Escola Secundária do Paraná (1923)". No período analisado fizemos algumas constatações sobre as ideias que permeavam o cenário educacional paranaense. Neste cenário, os documentos permitiram, ao menos em parte, a compreensão do embate existente acerca das preocupações com a escola primária naquele período e da proposta de utilização de métodos de ensino como elemento-chave para combater os obstáculos que dificultavam o desenvolvimento do estado do Paraná. Os obstáculos eram atribuídos ao ensino centralizado nas práticas memorísticas, até então utilizadas na escola primária paranaense. Como resultado deste ensaio constatamos que a preconização de modernização do ensino no período , abriu espaços no cenário da Escola Primária e Secundária Paranaense que durante o período da Primeira República foi sendo ocupado pelo Método de Ensino Intuitivo.
Referências
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1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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