Sessão 1: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO ENSINO PRIMÁRIO NA ESCOLA NORMAL CATHARINENSE PARA ENSINAR A MATEMÁTICA: OS QUADROS DE PARKER

  • Rosangela Kirst da Silveira Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica – PPGECT/UFSC, Florianópolis, SC.
  • Dra. Claudia Regina Flores Profa. do Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica – PPGECT/UFSC, Florianópolis, SC.
  • Dr. David Antonio da Costa Prof. do Departamento de Metodologia do Ensino - UFSC, Florianópolis, SC.

Resumo

Este artigo tem por objetivo discorrer sobre as principais orientações dadas para o ensino da matemática, com relação ao uso de materiais didáticos introduzidos pelo método intuitivo, na formação do professor do ensino primário na Escola Normal Cathatrinense pela reforma de Instrução Pública de 1911 em Santa Catarina. Esta reforma no ensino, considerada como uma das mais importantes no estado, implementou o método intuitivo na cultura escolar, determinando objetos materiais não impressos como principal instrumento para a aprendizagem. As diretrizes teórico-metodológicas para esta pesquisa são dadas a partir da história, vista como uma produção, uma operação específica sob um objeto de pesquisa que se utiliza de um sistema de referências para a análise dos documentos, conforme Michel de Certeau. Também fazem parte deste sistema de referência de análise do objeto os conceitos de cultura escolar de Dominique Julia e de apropriação e história glocal de Roger Chartier, assim como, as reflexões específicas do campo da História da Educação Matemática com Wagner Valente.

Publicado
2022-01-05
Como Citar
Silveira, R. K. da, Flores, D. C. R., & Costa, D. D. A. da. (2022). Sessão 1: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO ENSINO PRIMÁRIO NA ESCOLA NORMAL CATHARINENSE PARA ENSINAR A MATEMÁTICA: OS QUADROS DE PARKER. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (1), 1-19. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15060
Seção
Pôster