Sessão 2: NAS ÁGUAS DAS PITANGUEIRAS E DA CENP/SP: UM ESTUDO IDENTITÁRIO, MEMORIALÍSTICO E TRANSFORMADOR SOBRE AS AMS (ATIVIDADES MATEMÁTICAS – CENP/SP)

  • Márcia Maria Bento Marim FE – PECIM – UNICAMP

Resumo

A centralidade desta pesquisa está nas AMs (Atividades Matemáticas)1 elaboradas na CENP/SP, na década de 80 do século passado. Trata-se de um estudo historiográfico em dois contextos: um institucional, a CENP/SP, e outro situado, o município de Pitangueiras. Para tanto, navegaremos em busca de responder às questões: “Por que as AMs continuaram postas na cultura de práticas escolares de matemática das escolas municipais de Pitangueiras, enquanto em outras de municípios vizinhos não? Quais foram as condições de elaboração das AMs de 3ª e 4ª séries na instituição da CENP/SP?” Nossos objetos de análise serão as narrativas orais constituídas por meio da metodologia da História Oral. A pesquisa revela-se importante no atual contexto de maturidade da História Oral e da História da Educação Matemática. Trabalhamos com a hipótese de que o trabalho desenvolvido pela CENP/SP, assim como o trabalho dos professores do contexto situado, foi um marco importante para a educação matemática no estado de São Paulo. Nosso principal objetivo é constituir um estudo historiográfico com viés de identidade e memória numa perspectiva de relações multidimensionais entre contexto situado e institucional, no período de 1981 aos dias atuais.

Publicado
2022-01-05
Como Citar
Marim, M. M. B. (2022). Sessão 2: NAS ÁGUAS DAS PITANGUEIRAS E DA CENP/SP: UM ESTUDO IDENTITÁRIO, MEMORIALÍSTICO E TRANSFORMADOR SOBRE AS AMS (ATIVIDADES MATEMÁTICAS – CENP/SP). Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (1), 1-15. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15083
Seção
Pôster