Sessão 2: NAS ÁGUAS DAS PITANGUEIRAS E DA CENP/SP: UM ESTUDO IDENTITÁRIO, MEMORIALÍSTICO E TRANSFORMADOR SOBRE AS AMS (ATIVIDADES MATEMÁTICAS – CENP/SP)
Resumo
A centralidade desta pesquisa está nas AMs (Atividades Matemáticas)1 elaboradas na CENP/SP, na década de 80 do século passado. Trata-se de um estudo historiográfico em dois contextos: um institucional, a CENP/SP, e outro situado, o município de Pitangueiras. Para tanto, navegaremos em busca de responder às questões: “Por que as AMs continuaram postas na cultura de práticas escolares de matemática das escolas municipais de Pitangueiras, enquanto em outras de municípios vizinhos não? Quais foram as condições de elaboração das AMs de 3ª e 4ª séries na instituição da CENP/SP?” Nossos objetos de análise serão as narrativas orais constituídas por meio da metodologia da História Oral. A pesquisa revela-se importante no atual contexto de maturidade da História Oral e da História da Educação Matemática. Trabalhamos com a hipótese de que o trabalho desenvolvido pela CENP/SP, assim como o trabalho dos professores do contexto situado, foi um marco importante para a educação matemática no estado de São Paulo. Nosso principal objetivo é constituir um estudo historiográfico com viés de identidade e memória numa perspectiva de relações multidimensionais entre contexto situado e institucional, no período de 1981 aos dias atuais.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado