Cadernos Escolares Como Formas Simbólicas: uma análise formal ou discursiva dos cadernos do Arquivo Pessoal Alda Lodi

  • Diogo Alves de Faria Reis Docente da Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG

Resumo

Nosso trabalho apresenta uma análise formal ou discursiva, de acordo com o movimento analítico da HP proposto por Thompson (2011), realizada nos cadernos escolares de Matemática, Aritmética e Metodologia da Aritmética encontrados no Arquivo Pessoal Alda Lodi – APAL. Além disso, utilizamos a ferramenta “nuvens de palavras” para auxiliar na compreensão dos conteúdos encontrados nos cadernos pesquisados. Nossa análise nos possibilitou colocar em destaque a materialidade dos documentos e evidenciar alguns indícios/vestígios presentes nos cadernos visando uma aproximação, mesmo que de forma singela, das características presentes na atuação de Alda Lodi como professora de Metodologia da Aritmética, no contexto da Escola nova, em Belo Horizonte.

Referências

CARDOSO, V. C. A Cigarra e a Formiga: uma reflexão sobre a Educação Matemática brasileira da primeira década do século XXI. 226 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, 2009.

FEINBERG, J. Wordle. 2008. Disponível em: http://www.wordle.net/. Acesso em 01 de maio de 2013.

GINZBURG, C. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. 2reimp. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

GOMES, H. Caderno. Belo Horizonte, s/d.

MAKECLOUD. MakeCloud – Create a tag cloud. 2008. Disponível em: http://www.makecloud.com. Acesso em 01 de maio de 2013.

RAMSDEN, A.; BATE, A. Using word clouds in teaching and learning. 2008. Disponível em http://opus.bath.ac.uk/474/1/using%2520word%2520clouds%2520in%2520teaching%2

0and%2520learning.pdf. Acesso em 01 de maio de 2013.

SINCLAIR, J.; CARDEW-HALL, M. The folksonomy tag cloud: When is it useful? Journal of Information Science, 34(1), 15–29, 2008. Disponível em: http://jis.sagepub.com/cgi/reprint/34/1/15. Acesso em 01 de maio de 2013.

STEINBOCK, D. TagCrowd. 2008. Disponível em: http://www.tagcrowd.com. Acesso em 01 de maio de 2013.

TOCLOUD. ToCloud. 2007. Disponível em: http://www.tocloud.com/. Acesso em 01 de maio de 2013.

THOMPSON, J. B. Ideologia e Cultura Moderna: Teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. 9 ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

Publicado
2022-01-06
Como Citar
Reis, D. A. de F. (2022). Cadernos Escolares Como Formas Simbólicas: uma análise formal ou discursiva dos cadernos do Arquivo Pessoal Alda Lodi . Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática - ISSN 2596-3228, (2), 115-124. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15113
Seção
Mesas redondas - submetidas