Ensinar a Ensinar Aritmética na Escola Renovada Mineira: inovação dentro da tradição
Resumo
Este trabalho é parte de uma investigação sobre práticas educativas e propostas de formação de professores para os anos iniciais da educação escolar no que se refere à Matemática, em Belo Horizonte, no período de 1927 a 1950, a partir do Arquivo Pessoal Alda Lodi (APAL). Procuramos compreender as concepções de ensino e estratégias adotadas por Alda Lodi para ministrar a disciplina Metodologia da Aritmética na Escola de Aperfeiçoamento e no Curso de Administração Escolar para suas alunas-professoras. Buscamos entender, mediante a análise de documentos do APAL, a formação e a atuação da professora Alda Lodi na formação de professoras para a escola primária mineira. Dois referenciais teórico-metodológicos nos inspiraram: o Paradigma Indiciário, de Carlo Ginzburg, e a Hermenêutica de Profundidade, de John B. Thompson. Concluímos que práticas inovadoras e tradicionais se imbricaram no fazer docente de Alda Lodi para a constituição de uma atuação singular, que incorporou propostas escolanovistas aos conhecimentos e crenças da professora. Avaliamos que uma dimensão fundamental dessa atuação reside no papel da Igreja Católica em Minas Gerais. Em síntese, Alda Lodi realizou apropriações de novas ideias para ensinar as professoras primárias a ensinar a aritmética sem abrir mão de concepções mais antigas. Essa mescla produziu, segundo nossa leitura, um discurso e uma atuação marcados pelo hibridismo.
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1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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