Analise histórica comparativa do relato de uma professora alagoana sobre sua formação docente e o ensino de matemática no primário durante o século XX

  • Miriam Correia da Silva Mestre em Educação: Grupo de pesquisa em Educação matemática pela Universidade Federal de Alagoas; professora de matemática da Educação Básica;
  • Mercedes Carvalho Doutora em Educação Matemática; Professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas; Líder do Grupo de Pesquisa em Educação matemática pela UFAL;

Resumo

Nesta oportunidade abrimos a seguinte problemática: Que mudanças ocorrem no ensino de matemática ministrado pelo professor do primário após sua formação docente? A partir deste questionamento buscamos realizar um comparativo entre as mudanças metodológicas de ensino que ocorreram durante a formação docente de uma professora alagoana do ensino primário, inicialmente dentro do nosso próprio âmbito para posteriormente compará-lo a outras situações históricas de maior repercussão como as nacionais ou internacionais. Queremos questionar se tais mudanças que ocorreram na profissionalização da professora entrevistada também ocorreram na trajetória de outros professores de diferentes regiões, e é neste intuito que chegaremos a um estudo comparativo histórico de maior abrangência.

Referências

BRITO, Leide Daiane de Melo; MARTINS, Maria Izabella Brasil Almeida. Revisitando a memória escolar de Alagoas dos anos 30 e 40 do século XX, 2010, Maceió. Anais do V EPEAL, 2010. Disponível em: http://dmd2.webfactional.com/anais/

CARVALHO, Mercedes. Ensino de matemática no curso de pedagogia: a formação do professor polivalente. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.

COSTA, David Antônio da. A Aritmética Escolar no Ensino Primário Brasileiro: 1890 – 1946. Tese de doutorado. PUC/SP: 2010.

MICOTTI, Maria Cecilia de Oliveira. O ensino e as propostas pedagógicas. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999.

NÓVOA, Antônio (Org.). Vida de Professores. Portugal: Porto Editora, 1992.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

VALENTE, Wagner Rodrigues. Por uma história comparativa da educação matemática. Cadernos de Pesquisa. V.42 n. 145 p. 162 – 179 jan./abr. 2012.

Publicado
2022-01-10
Como Citar
Silva, M. C. da, & Carvalho, M. (2022). Analise histórica comparativa do relato de uma professora alagoana sobre sua formação docente e o ensino de matemática no primário durante o século XX . Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (2), 1208-1213. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15224
Seção
Sessões Coordenadas