Analise histórica comparativa do relato de uma professora alagoana sobre sua formação docente e o ensino de matemática no primário durante o século XX
Resumo
Nesta oportunidade abrimos a seguinte problemática: Que mudanças ocorrem no ensino de matemática ministrado pelo professor do primário após sua formação docente? A partir deste questionamento buscamos realizar um comparativo entre as mudanças metodológicas de ensino que ocorreram durante a formação docente de uma professora alagoana do ensino primário, inicialmente dentro do nosso próprio âmbito para posteriormente compará-lo a outras situações históricas de maior repercussão como as nacionais ou internacionais. Queremos questionar se tais mudanças que ocorreram na profissionalização da professora entrevistada também ocorreram na trajetória de outros professores de diferentes regiões, e é neste intuito que chegaremos a um estudo comparativo histórico de maior abrangência.
Referências
BRITO, Leide Daiane de Melo; MARTINS, Maria Izabella Brasil Almeida. Revisitando a memória escolar de Alagoas dos anos 30 e 40 do século XX, 2010, Maceió. Anais do V EPEAL, 2010. Disponível em: http://dmd2.webfactional.com/anais/
CARVALHO, Mercedes. Ensino de matemática no curso de pedagogia: a formação do professor polivalente. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
COSTA, David Antônio da. A Aritmética Escolar no Ensino Primário Brasileiro: 1890 – 1946. Tese de doutorado. PUC/SP: 2010.
MICOTTI, Maria Cecilia de Oliveira. O ensino e as propostas pedagógicas. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999.
NÓVOA, Antônio (Org.). Vida de Professores. Portugal: Porto Editora, 1992.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
VALENTE, Wagner Rodrigues. Por uma história comparativa da educação matemática. Cadernos de Pesquisa. V.42 n. 145 p. 162 – 179 jan./abr. 2012.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado