Compêndio de pedagogia prática de Alagoas (1886): obra baseada nas teorias Mr. Daligault

  • Edlene Cavalcanti Santos Professor Doutoranda em Educação pela UFAL,integrante do Grupo de pesquisa GPHEM, Universidade Federal de Alagoas
  • Elisabete Pereira Fernandes Mestranda em Educação pela UFAL, integrante do Grupo de pesquisa GPHEM, Universidade Federal de Alagoas.
  • Miriam Correia da Silva ProfessoraMestre em Educação, integrante do grupo de pesquisa GPHEM, Universidade Federal de Alagoas

Resumo

O presente trabalho se refere a um estudo historiográfico em andamento, que analisa dois materiais didáticos (Compêndio e manual) que estiveram vinculados à formação de professores primários no Século XIX, tendo como finalidade contribuir com levantamento e armazenamento de dados que subsidiarão estudos vinculados a graduação, mestrado e doutorado dos componentes do Grupo de Pesquisa em História da Educação Matemática de Alagoas e ao público de pesquisadores em geral que possuam interesse na temática. Para tanto, visa analisar as contribuições do educador alagoano Joaquim José de Araújo (1886) no documento “O Compêndio de Pedagogia Prática de Alagoas, obra esta, baseada no Curso de Pedagogia prática de Mr. Daligault (1870)”. Utilizamos com o base teórica Oliveira (2015), ao refletir sobre as teorias de Pestalozzi; Castanha (2012) sobre o método Lancaster; e Costa (1931), sobre a Instrução Primária em Alagoas. Este estudo se constitui a partir da seguinte problemática: Até que ponto a obra de Daligault contribuiu com o trabalho de Joaquim José de Araújo na educação inicial das professoras primárias alagoanas no fim do século XIX? Nas considerações deste trabalho se percebe que Joaquim José de Araújo faz uso da teoria do Daligault, mas não a aplica em sua totalidade especialmente no ensino da Matemática.
Como Citar
Santos, E. C., Fernandes, E. P., & Silva, M. C. da. (1). Compêndio de pedagogia prática de Alagoas (1886): obra baseada nas teorias Mr. Daligault. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (3). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6231
Seção
Sessões Coordenadas