Historicizando concepções sobre escola a partir de narrativas de professores de Matemática
Resumo
Este texto tem como objetivo problematizar os modos como o conceito de escola tem sido operado por professores de matemática. Essa proposta se justifica ao contribuir com a construção histórica do conceito de escola a partir da visão dos sujeitos que a habitam. A discussão aqui proposta toma como base narrativas produzidas em uma pesquisa de mestrado sob orientação da autora. Para isso realizou-se a leitura de 12 entrevistas, de 12 professores de 12 escolas de diferentes regiões do estado de Mato Grosso do Sul. Como resultado, é possível afirmar que para os entrevistados por Daniel (2022), a escola que tem o papel de ampliar os horizontes dos que a frequentam, que garante o futuro além de retirar os estudantes de um padrão de alienação. No entanto, o tom como essas perspectivas são narradas parecem se referir a uma escola desejada e não a uma escola efetiva.
Referências
CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2005.
DANIEL, L. O. Múltiplos Cenários Da Educação De Jovens E Adultos Em Mato Grosso Do Sul A Partir De Narrativas De Professores De Matemática 369 f. Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2022.
DUSSEL, I. CARUSO, M. A invenção da sala de aula: uma genealogia das formas de ensinar. São Paulo: Moderna, 2003.
FOUCAULT, M. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. 42ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. 8 a reimp. 2020.
GARNICA, A.V.M.; SILVA, C.R.M. A História Oral Como Abordagem Metodológica Qualitativa Em Educação Matemática: Considerações A Partir Das Práticas De Um Grupo De Pesquisa. In: MARIA APARECIDA VIGGIANI BICUDO / ANTÓNIO PEDRO COSTA. (Org.). Leituras em pesquisa qualitativa. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2019, v. 1, p.145-160.
LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiência. São Paulo, Autêntica, 2020.
LAVAL, C. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público / Christian Laval ; tradução Mariana Echalar. - 1. ed. - São Paulo: Boitempo, 2019.
MIORIN, M. A. Introdução à história da educação matemática. Author, Maria Ângela Miorim. Publisher, Atual Editora, 1998.
REIS, A. C. S. R. Morte e Vida Severina: auto de natal em Educação Matemática 163 f. Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2020.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado