Historicizando concepções sobre escola a partir de narrativas de professores de Matemática

Resumo

Este texto tem como objetivo problematizar os modos como o conceito de escola tem sido operado por professores de matemática. Essa proposta se justifica ao contribuir com a construção histórica do conceito de escola a partir da visão dos sujeitos que a habitam. A discussão aqui proposta toma como base narrativas produzidas em uma pesquisa de mestrado sob orientação da autora. Para isso realizou-se a leitura de 12 entrevistas, de 12 professores de 12 escolas de diferentes regiões do estado de Mato Grosso do Sul. Como resultado, é possível afirmar que para os entrevistados por Daniel (2022), a escola que tem o papel de ampliar os horizontes dos que a frequentam, que garante o futuro além de retirar os estudantes de um padrão de alienação. No entanto, o tom como essas perspectivas são narradas parecem se referir a uma escola desejada e não a uma escola efetiva.

Biografia do Autor

Carla Regina Mariano da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação Matemática. Professora do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Grupo de Pesquisa: História da Educação Matemática em Pesquisa – HEMEP.

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Publicado
2022-11-02
Como Citar
Silva, C. R. M. da. (2022). Historicizando concepções sobre escola a partir de narrativas de professores de Matemática. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (6). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/16681
Seção
Sessões Coordenadas (presencial)